Programa de Distribuição de Calcário na Lapa

A Prefeitura Municipal da Lapa, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, lança programa para atender produtos rurais visando melhoria de suas produções agrícolas

A base econômica do município da Lapa está na produção agropecuária, e o grande volume desta produção se concentra na agricultura familiar. Nosso município concentra várias famílias que vivem em pequenas áreas de terra de onde tiram seu sustento enfrentando muitas adversidades.

Com o uso intensivo do solo durante vários anos consecutivos, faz-se necessário a correção principalmente dos altos níveis de acidez e da presença do alumínio que inibe a absorção de outros nutrientes colocados na forma de fertilizantes. O calcário é um produto originado da moagem de rochas calcarias e é o insumo indicado para a correção do solo, melhorando as condições químicas, dando condições de maior aproveitamento dos fertilizantes para o desenvolvimento das plantas e propiciando o aumento da produção. Por conseqüência aumenta a renda do produtor, melhorando a qualidade de vida no campo, evitando o êxodo rural e promovendo o desenvolvimento socioeconômico do município. Nos últimos cinco anos não houve programas governamentais de distribuição de calcário aos produtores e muitos deles depois das frustrações ocorridas nas últimas safras devido ao descontrole climático estão sem condições de adquirirem este insumo.

Para atender esta demanda, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico viabilizaram o programa municipal de distribuição de calcário. Produtores familiares com Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), Cadastro de produtor Rural (CAD/PRO) e analise de solos recente que comprovem a necessidade de calcário estão sendo cadastrados, após esta etapa será realizado até o final de junho de 2011, serão entregues as autorizações para retirada de até 15 TONELADAS de calcário por produtor, que entrará em contrapartida com o frete da retirada da empresa que vencer a licitação até a sua propriedade.

Para os produtores que necessitam de quantidades maiores que 15 toneladas, a Secretaria em parceria com o Banco do Brasil, realizarão projetos de financiamento através do PRONAF. Neste investimento poderá ser incluído o calcário, o frete, a distribuição e a incorporação.

Melhores informações: Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, cito a Rua 13 de Maio, 1015 ou pelo telefone 41-3911-1099.

Please follow and like us: