A Tribuna Regional volta aos colégios que foram visitados nas últimas semanas. Agora, com outro foco: a participação dos pais na escola, a estrutura do colégio e suas necessidades.
A reportagem volta ao Colégio Estadual São José, o primeiro que foi visitado. Alguns dados foram levantados, em conversa com o Diretor Romildo Pontarolo.
GRÊMIO ESTUDANTIL
No Colégio não há Grêmio estudantil. Segundo o diretor não por falta de incentivo da diretoria, mas sim por falta de interesse dos alunos, já que o grêmio é uma organização que parte da iniciativa dos estudantes. No mês de agosto de 2011, depois das férias, o Colégio pretende promover eleições para criar o Grêmio.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (APM)
A APM do colégio, segundo Romildo, é bastante forte e participativa. Sempre são convocadas reuniões para assuntos relevantes, como planejamento do colégio.
CONSELHO ESCOLAR
O Conselho Escolar é o órgão máximo do Colégio. Composto por pais, alunos, funcionários, professores, direção e membros da sociedade em geral, tem em média duas a três reuniões por semestre para debater os assuntos mais relevantes e importantes do colégio.
PARTICIPAÇÃO DOS PAIS
A participação dos pais assuntos referente aos seus filhos ainda é pequena. O
São José tem cerca de 1.300 alunos, sendo que apenas cerca de 50 pais aparecem voluntariamente no Colégio para saber a situação de seus filhos. Por conta disso, as reuniões acontecem poucas vezes.
RELAÇÃO COLÉGIO x PAIS
A escola costuma entrar em contato com os pais dos “alunos em risco”, que são aqueles com notas menores ou problemas de indisciplina. Os pais são convocados para saber da situação de seus filhos e, junto com a equipe pedagógica, encontrar soluções. Segundo a direção, a escola está sempre disposta a orientar os pais
MERENDA ESCOLAR
Em relação à merenda, a informação da direção é que o São José recebe do governo produtos perecíveis que compõe a merenda e ainda recebe um auxilio de R$ 4 mil anuais para o complemento da merenda, o que possibilita uma merenda de qualidade.
SALAS DE INFORMÁTICA
O São José é equipado com duas salas de informática, uma com 20 computadores e outra com 16. Os computadores estão à disposição dos alunos e professores para serem usados em aula ou em contra turno para os alunos, auxiliando em pesquisas e trabalhos referentes ao colégio.
DEPENDÊNCIAS DO COLÉGIO
A escola é muito dependente do governo. No entanto, o dinheiro enviado é suficiente para suprir as dificuldades primárias do colégio. A única colaboração que o Colégio pede aos pais é da importância de R$5 quando o aluno entra no 1° ano do ensino médio, para a confecção da carteira de estudante. Segundo o diretor, o colégio tem como tradição não pedir dinheiro e nem realizar rifas, pois acredita que o aluno deve aprender a estudar, e não vender rifas.
EVENTOS EM PROL DO COLÉGIO
Alguns eventos são realizados anualmente, como festas juninas e bailes estudantis. O valor recebido se converte em serviços internos, como gastos com viagens de funcionários e outros pequenos serviços que o governo não cobre.
Além disso, Romildo diz que os serviços que hoje o São José precisa são de valores altos e só com a ajuda do Estado para serem realizados.
COBERTURA DA QUADRA DE ESPORTES
A cobertura da quadra do Colégio é, no momento, uma das maiores necessidades. O São José o maior Colégio da Lapa, porém um dos únicos que não tem a quadra de esporte coberta. Um dos problemas apontados é que está localizado em região de prédios tombados pelo patrimônio histórico. Portanto, a cobertura deve ter autorização do IPHAN para ser construída. Somente depois da autorização será possível mandar um projeto ao governo para a liberação de verbas.
AMPLIAÇÃO DO BANHEIRO MASCULINO
A ampliação do banheiro masculino é umas das necessidades atuais do Colégio. O local é bastante pequeno e, segundo o diretor, o Colégio está a espera de uma resposta do governo para a ampliação e reforma.
SUGESTÕES
E você leitor, como acha que os pais, alunos e docentes do São José podem melhorar ainda mais a situação do Colégio, solucionando problemas existentes e criando novas oportunidades para os estudantes?
A troca de experiências e de idéias só tem a favorecer a educação! Se você deseja sugerir, mande e-mail ou um recado para Tribuna (tribunalapa@gmail.com ou no site www.tribunaregionaldalapa.com.br). Mas, não esqueça, sua correta identificação é muito importante!