Padre Emerson e Dom Ladislau: Lapa ganha dois cidadãos ilustres

Na sexta-feira, dia 10 de junho, a Lapa ganhou mais dois filhos ilustres. Nesta data, foi realizada a cerimônia de entrega de Títulos de Cidadão Honorário ao Pároco da Paróquia Santo Antonio da Lapa, Padre Emerson Lipinski, e ao Bispo da Diocese de São José dos Pinhais, Dom Ladislau Biernaski.

O evento que aconteceu na Câmara Municipal, reunindo diversas autoridades, fiéis e cidadãos.

Em seu discurso, Padre Emerson se disse orgulhoso por receber tal homenagem e pediu aos presentes que cantassem junto com ele o hino da Lapa. Já Dom Ladislau recebeu, além do título, um bonsai de romã, simbolizando o carinho que tem pela terra e por todos os que trabalham com ela.

O PÁROCO DAS MUDANÇAS

Padre Emerson da Silva Lipinski nasceu em 8 de julho de 1979, em Curitiba. Sempre envolvido com os trabalhos da Igreja, foi incentivado pelo Monsenhor Francisco Fabris a discernir sua vocação junto a Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Curitiba. Após conversas e acompanhamento adentrou em 1998 ao Seminário Filosófico Bom Pastor. Recebeu os primeiros ministérios aos 13 de maio de 2003 e o sacramento da Ordem no grau do diaconato aos sete de março de 2004, das mãos de Dom Pedro Fedalto. Neste dia recebeu a missão de exercer seu ministério no município de Rio Branco do Sul, junto a Paróquia Nossa Senhora do Amparo e os Padres Lineu Prado e Alexsander Cordeiro. Como Padre foi nomeado vigário paroquial do Santuário Santa Terezinha do Menino Jesus, no Batel, em Curitiba. Ali exerceu o ministério por um ano e cinco meses, tendo como principal apostolado o atendimento aos noivos e as celebrações do matrimônio.

Em 13 de setembro de 2006 foi nomeado pároco da Igreja Santo Antonio da Lapa, onde ainda exerce o ministério. Em primeiro de dezembro de 2006 participou ativamente da criação da diocese de São José dos Pinhais, igreja particular da qual a Lapa passou a fazer parte. Em 19 de março de 2007, na instalação desta Diocese, incardinou-se a ela, passando a obedecer o primeiro bispo diocesano Dom Ladislau Biernaski. De quem, em 1991, anos antes de decidir se tornar padre, recebeu a graça da Crisma, na mesma Matriz em que foi ordenado Padre.

Os trabalhos desenvolvidos por Padre Emerson na Lapa mostraram sua dedicação pela população e pela Igreja no município. Suas realizações não foram poucas. Junto às comunidades, foi de sua iniciativa a reativação dos CPPs e CAECs, a renovação dos movimentos e pastorais, a criação de novas pastorais (como a dos Acólitos, do Dízimo, a Pascom, da Sobriedade, das Necessidades Especiais, do Turismo, da Aids…). Também não devem ser esquecidos o incentivo e apoio aos novos Diáconos e à Fundação de São Benedito.

Uma iniciativa de Padre Emerson, talvez pouco conhecida da população, é a sua atenção com o Padre Conrado, que estava afastado de suas atividades e foi acolhido pelo pároco da Lapa. Padre Emerson buscou inseri-lo novamente às celebrações, incentivando a sua participação e valorizando a sua palavra. A missa dominical das 10h30 foi agendada especialmente para Padre Conrado manter contato com o ministério.

Preocupado com a evangelização do povo lapeano, Padre Emerson ainda buscou outras formas de levar a Palavra do Pai aos fiéis. As novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nas quartas-feiras, são uma das maiores provas da fé da população. Aumentaram os momentos de encontro entre comunidade e paróquia: missa às 16h, aos sábados; missa mensal nas comunidades; peregrinação com o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; resgate da tradição da Festa de Santo Antonio; reativação da comunidade Missão II no Passa Dois; o Boletim Informativo Paroquial (o BIP), sendo um canal a mais na comunicação com os fiéis; a missa na Delegacia e os sacramentos aos encarcerados; a missa no Hospital São Sebastião, com o auxílio da Pastoral da Saúde; comunhão de duas espécies no Santuário; a dedicação do Santuário; as novas capelas; a Direção Espiritual na Rádio Legendária; celebrações no dia de Finados; o Tríduo Pascal nos setores e comunidades…

Mas, as realizações não param por aí. Com o apoio das comunidades, Padre Emerson colocou em prática seus projetos e sonhos para a Paróquia Santo Antonio. Construiu duas novas capelas, reformou todas as demais, revitalizou o Santuário, reformou a Casa Paroquial e a Casa Comunitária, adquiriu novos veículos para a Paróquia, e incentivou a construção do Memorial ao Monsenhor Henrique.

Para colocar estes projetos em andamento e chegar à sua conclusão, foi necessário arrecadar fundos junto à comunidade, que não mediu esforços para apoiar os projetos. Era visto que a Lapa precisava de mudanças, melhorias na Paróquia, e, assim, ninguém ficou de braços cruzados. Padre Emerson idealizou a Campanha do Telhado, a Campanha do Devoto, a barraca do pastel, as promoções como Ação Entre Amigos e bingos, a Campanha do Envelope e o Jantar Dançante.

São cinco anos de trabalhos no município. Cinco anos que modificaram a estrutura paroquial, renovaram a visão a respeito de ser igreja. Padre Emerson da Silva Lipinski trouxe um olhar novo e empreendedor para a Lapa. Conseguiu resgatar famílias que haviam se afastado da Igreja Católica e reforçar a fé daqueles que sempre estiveram auxiliando os trabalhos na comunidade.

O PRIMEIRO BISPO DE S. J. DOS PINHAIS

O primeiro Bispo da recém criada Diocese de São José dos Pinhais, Dom Ladislau Biernaski, nasceu no dia 24 de outubro de 1937, em Almirante Tamandaré, no Paraná. Sua Ordenação Presbiteral aconteceu no dia 6 de julho de 1963 em Curitiba, sendo nomeado bispo auxiliar da capital em 26 de abril de 1979 e ordenado em 27 de maio de 1979. E a 6 de dezembro de 2006 foi nomeado o Primeiro Bispo de São José dos Pinhais.

Dom Ladislau fez Filosofia no Seminário Franciscano de Bom Jesus, em Curitiba (1958-1959); Teologia no “Studium Theologicum”, em Curitiba (1960-1963); e especialização em Licenciatura em Filosofia no Institut Catholique de Paris/França (1963-1965).

Como bispo auxiliar de Curitiba foi responsável pela Área do Interior e pelas pastorais sociais. Foi membro da Associação Interconfessional de Ensino Religioso de Curitiba (ASSINTEC) (1987); Bispo Referencial da CNBB Regional Sul II junto a Pastoral Operária, Comissão Pastoral da Terra e Pastoral Carcerária. Foi o Vice-Presidente Nacional da Comissão Pastoral da Terra (1997-2003).

Nomeado Bispo de São José dos Pinhais em 6 de dezembro de 2006, membro do Conselho Permanente da CNBB (2007), membro da Comissão para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz (2007), Secretário Executivo do Regional Sul II (2007) e presidente da CPT Nacional em 2009.

Está na atual função desde 19 de março 2007 e tem como lema “Ele é a Nossa Paz”.

Dom Ladislau luta muito pelas questões da terra. E, no município da Lapa, sempre está junto com os que lutam por estes ideais.

Please follow and like us: