Terremoto em Alves Cardosos

Professores debatem com alunos a respeito de desastre natural e radioativo ocorrido no Japão

No dia 14 de abril os alunos do Colégio Trajano Ehlke Pires, da comunidade dos Alves Cardosos, tiveram um dia de aula diferente. Os professores das disciplinas de História, Física e Geografia explicaram por meio de vídeos e slides como se deu todo o processo do terremoto com magnitude de 8,9 graus na escala Richter que assolou a costa nordeste do Japão na sexta-feira, 11 de março, e explicaram também as consequências deste desastre natural para a humanidade.

O terremoto gerou uma tsunami de dez metros que arrastou cidades litorâneas próximas ao epicentro, tendo sido o maior tremor já registrado na história do Japão, desde quando passou a monitorar os dados sobre abalos, há 140 ano.

Com o auxílio dos professores, foram enfatizados os temas de preservação do meio ambiente e energia nuclear, momento em que estudou-se de forma mais detalhada os acontecimentos de Chernobil, ocorridos em 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobil (originalmente chamada Vladimir Lenin) na Ucrânia (então parte da União Soviética). Este incidente foi considerado o pior acidente nuclear da história da energia nuclear, produzindo uma nuvem de radioatividade que atingiu a União Soviética, a Europa Oriental, a Escandinávia e o Reino Unido, com a liberação de 400 vezes mais contaminação que a bomba lançada sobre Hiroshima. Os estudantes também discutiram o acidente radiológico de Goiânia, amplamente conhecido como acidente com o Césio-137, que foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias das instalações de um hospital abandonado foi encontrado na zona central de Goiânia, no estado de Goiás. Foi classificado como nível 5 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares. O instrumento, irresponsavelmente deixado no hospital, foi encontrado por catadores de um ferro velho local, que entenderam tratar-se de sucata. Foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação que afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas. Este foi o maior acidente radioativo do mundo ocorrido fora das usinas nucleares e gerou uma enormidade de vítimas que sofrem as consequências até os dias atuais.

A equipe de professores e direção está sempre buscando elevar o nível de conhecimento para estes alunos que, sempre que podem, destacam-se em atividades diferenciadas, como a aluna Scheila Tatiane Teider da 2ª série do Ensino Médio, que foi classificada em nível nacional na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, tendo ido até Brasília, onde recebeu o prêmio (um micro system) por sua colocação e teve a oportunidade de conhecer o então Presidente Lula e fazer um passeio turístico pela capital do país.

Foto 1: A aluna Scheila, destaque na Olimpíada de Língua Portuguesa, foi a Brasília e se encontrou com o ex-presidente Lula.

Foto 2: Ao lado do Ministro Paulo Haddad: a lapeana recebeu premiação nacional na Olimpíada, por seu desempenho em Língua Portuguesa

Please follow and like us: