Colégio Polivalente: um olhar crítico na escola

A Tribuna Regional volta aos colégios que foram visitados nas últimas semanas. Agora, com outro foco: a participação dos pais na escola, a estrutura do colégio e suas necessidades.

A reportagem volta nesta semana ao Colégio Polivalente. Alguns dados foram levantados, em conversa com a diretora Dorilena da Silva.

APMF E CONSELHO ESCOLAR

No dia 8 de junho foram realizadas eleições para escolher a nova diretoria da Associação de Pais Mestres e Funcionários (APMF) do Colégio Polivalente. O novo presidente é o Jorge, conhecido como Bocão.

Segundo a diretora, Dorilena Ferreira, a APMF tem grande importância na escola, pois todas as decisões do colégio em relação a gastos são tomadas após a aprovação da Associação. Existe também o Conselho Escolar do colégio que não é tão participativo, mas sempre que necessário é solicitado.

RELAÇÃO PAIS x ESCOLA

Segundo a Diretora Dorilena a participação dos pais em relação a vida escolar dos filhos ainda é muito pequena. Prova disso é o baixo comparecimento dos pais no Colégio. Dos mais de 800 alunos matriculados, somente cerca de 150 pais frequentam a escola para saber do rendimento dos filhos.

E o que motiva estes pais a irem até a instituição, em grande parte, não é o interesse pelo desenvolvimento dos alunos ou da escola. A maioria deles só comparece ao colégio no fim de cada bimestre, motivado pelo fato de o aluno tirar notas abaixo da média e somente os responsáveis poderem retirar o boletim.

Dorilena diz que é muito importante a presença dos pais junto a escola, pois precisam acompanhar a vida escolar dos filhos, sugerir melhorias ao colégio, ajudar no que for necessário à vida escolar. Mas, infelizmente isso não acontece.

CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar é acionado por parte da diretoria da escola em caso de uma sucessão de faltas por parte dos alunos sem justificativas. Após o aluno faltar por três dias seguidos é recomendado que o Conselho Tutelar seja chamado.

MERENDA ESCOLAR

Não dificuldades na distribuição, armazenamento e entrega da merenda escolar no Polivalente. O depósito onde os alimentos são guardados tem uma fiscalização grande: a cada seis meses os responsáveis dedetizam o espaço.

O preparo da merenda é de responsabilidade da merendeira Juliana, que tem grande cuidado com os alimentos por saber que está tratando com crianças e adolescentes.

EVENTOS

O Colégio, em conjunto com a APMF, promove eventos para arrecadar fundos para a escola. O que é arrecadado é empregado em pequenos reparos e necessidades de baixo custo que a escola tenha. No dia 3 julho o Polivalente realizará um bazar nas dependências da escola.

NECESSIDADES

Segundo a Diretora, Dorilena Ferreira, há dois anos o colégio enviou ao Governo um pedido de ampliação das salas de aula. Até o fechamento desta edição ainda não havia sido recebida resposta em relação à solicitação. O Polivalente também necessita de um muro na parte de trás do colégio, uma solicitação antiga que, segundo a diretora, é prioridade por motivo de segurança dos alunos.

INFORMÁTICA E BIBLIOTECA

O colégio possui uma sala de informática com 20 computadores e uma biblioteca que atende todas as necessidades da escola. Em relação à sala de informática cabe aos professores a decisão de ministrar aulas usando o local. A biblioteca está sempre a disposição dos alunos.

RECONHECIMENTO

O Polivalente é um colégio muito bem conceituado, com ótimo quadro de professores e funcionários responsáveis com suas funções. O esforço diferencia o colégio das demais instituições, segundo a diretora Dorilena Ferreira da Silva.

Please follow and like us: