Inverno x Exercício Físico

Para quem pensa que malhar somente no verão é o melhor negócio para emagrecer, está enganado. O inverno pode ser sinônimo de emagrecimento. Isso mesmo! O frio é um grande aliado nesse processo, pois ao contrário do calor, pode realmente atenuar os efeitos engordativos da dieta exagerada em calorias.

Você que logo cedo vê aquele branco de geada no gramado, ou o vapor nas ruas e que adora seu sofá ou cama bem quentinhos com um cobertor e um controle remoto na mão, descubra aqui os benefícios que a Atividade Física nessa época lhe proporciona. Pois bem…

Algumas pessoas imaginam que nessa época de inverno, o metabolismo fica mais lento. Enganam-se. Com o frio o metabolismo acelera, pois o corpo precisa produzir mais calor, de tal maneira que mantenha sempre a sua temperatura interna (36,6ºC.). Com isso, para conseguir equilibrá-la, é preciso queimar mais combustível. Imagine uma sala a 35ºC; nosso aquecimento natural de quase 10ºC elevaria a temperatura interna para perto de 45ºC. Os mecanismos termorreguladores de resfriamento, contudo, não permitem isso e o suor faz parte do processo. Imagine, agora, um ambiente a menos de 20ºC. O sistema fisiológico de aquecimento ataca as gorduras acumuladas “queimando” mais combustível e produzindo calor extra. Se não fizer assim, o aquecimento interno ficará abaixo de 36,6 graus, o que também não é saudável.

Contudo, sem força de vontade não dá para chegar a lugar algum. É necessário mudar os pensamentos e ter atitude, começar a procurar algo para fazer e tornar isso um hábito de saúde. Que tal começar agora?

Três possibilidades para uma pessoa que deseja emagrecer nessa época do ano:

Diminuir consumo de alimentos, em relação ao gasto energético/dia;

Manter a ingestão calórica e aumentar o gasto de energia (ficando mais ativo);

Diminuir e aumentar o gasto de energia, advindo de exercícios físicos regularmente (o mais saudável).

Dicas:
  • Não pense em começar amanhã, semana que vem, ou ainda ficar mais 5 minutinhos na cama, a hora é agora!
  • Use vestuários adequados à temperatura ambiente e aos poucos elimine as vestimentas;
  • Agasalhe também as extremidades do corpo, e utilize protetor labial;
  • Realize uma alimentação enriquecida com carboidratos, como: cereais, sucos e frutas, pelo menos 1 hora antes do início da atividade física;
  • Capriche no alongamento e principalmente no aquecimento;
  • Tenha regularidade de exercício físico;
  • Ingira líquidos (água) durante atividade, evitando desidratação;
  • Ao término da prática, imediatamente vista a roupa, evitando possíveis resfriados;
  • Faça um grupo de amigos e invista nesse desafio.

“Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (FP 4:13)

Please follow and like us: