TRÂNSITO – É proibido estacionar!

As placas foram retiradas, mas o Código de Trânsito determina a proibição mesmo sem a sinalização

A Tribuna Regional publicou na edição da semana passada, de n.º 1654, matéria a respeito da retirada das placas proibindo o estacionamento no canteiro central da Avenida Dr. Manoel Pedro.

A reportagem procurou o Major Binder, integrante da Comissão de Trânsito da Lapa, para buscar informações sobre a motivação de sua retirada. Segundo Binder, as placas na Avenida eram irregulares. Não havia necessidade delas, já que de acordo com o Código Nacional de Trânsito não é permitido estacionar em canteiros centrais. “Portanto, quem possui carteira de motorista obrigatoriamente tem que saber que não é permitido estacionar naquele local”, afirma Binder.

A Tribuna Regional cogitou a possibilidade de mudança na forma de estacionamento naquela rua, para estacionamento transversal. Mas, de acordo com Binder, esta não seria uma solução adequada já que o local é muito movimentado e este tipo de estacionamento afogaria o trânsito.

“Fizemos um teste e percebemos que não haveria melhora. Então, por enquanto, o estacionamento fica como está”, conta Binder.

ESPAÇO

Você, leitor, já analisou quanto de espaço disponível há na avenida para o trânsito dos veículos?

A Tribuna foi verificar. A avenida tem largura aproximada de 8 metros (segundo escala do Google Earth), no trecho de paralelepípedos. A largura de um veículo popular é de, em média, 1,60m (Volkswagen Gol: 1,56m; Fiat Uno: 1,54m; Fiat Palio: 1,63m, de acordo com os fabricantes). Se o estacionamento for respeitado, como dita o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), haverá cerca de seis metros de espaço livre para o tráfego de dois veículos (lembrando das distâncias de segurança entre um veículo e outro).

Já se os motoristas não respeitarem o CTB e estacionarem no canteiro central, os demais veículos terão cerca de quatro metros para transitarem. O espaço disponível para dois automóveis transitarem passa a ser menor, havendo possibilidade de somente um circular com segurança. Esta é uma estimativa para carros populares ocupando as vagas. O espaço fica mais escasso se for levado em conta que podem estacionar nos mesmos locais – e transitar pela avenida – veículos mais largos, como ônibus ou caminhões.

LEGISLAÇÃO

Motorista, lembre-se: mesmo sem as placas, se estacionar no canteiro central, pode ser multado. E a autuação estará correta, embasado no artigo 21 do Código de Trânsito Brasileiro.

A proibição tem motivos pertinentes: o estacionamento de veículos junto ao canteiro central da Avenida Manoel Pedro estreita a pista e coloca em risco a segurança de motoristas e pedestres que trafegam pelo local.

Com a prática irregular do estacionamento, diminui-se o campo de visão do motorista que necessita cruzar a avenida e também daquele que precisa parar ao lado do canteiro central para realizar o contorno.

O estacionamento no rolamento do canteiro central causa transtornos aos motoristas por conta do afunilamento abrupto e das filas que se formam, principalmente ao entardecer dos dias úteis, causando lentidão e podendo resultar em colisão traseira. Outro problema verificado é quanto ao tráfego de ônibus e caminhões na região quando o estacionamento passa a ser regulamentado pela Prefeitura, permitindo a diminuição do espaço para o livre tráfego.

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