A Lapa no Google Street View

Imagens em alta resolução do município serão disponibilizadas em breve na internet

Muitas pessoas que precisam viajar, até mesmo para Curitiba, e não conhecem o roteiro, já fizeram uso do Google Maps, um serviço do Google que permite visualizar e imprimir o roteiro de viagem, com indicações dos melhores caminhos e distâncias.

Mas, é possível visualizar mais do que um mapa de viagem. Através do Google Street View é possível fazer um passeio virtual no Brasil, caminhando pelas ruas sem sair de casa, e conhecer pontos turísticos por imagens reais.

Desde maio de 2007 o Google Street View está presente em 29 países possibilitando vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e visualização de regiões do mundo ao nível do solo a partir de digitalizações de imagens capturadas por nove câmeras instaladas em carros. No Brasil a estréia aconteceu no segundo semestre do ano passado. Cidades como São Paulo, Rio e Belo Horizonte já possuem o recurso.

Segundo o gerente de produtos do Google, Marcelo Quintella, a escolha das sedes da Copa do Mundo de 2014 foi um dos critérios de seleção.

O processo de captura de imagens na região Sul do Brasil teve início no começo do mês de junho. E, no Paraná, as seguintes cidades estão participando do projeto Cityblock: Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Lapa, Londrina, Matinhos, Paranaguá, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, São José dos Pinhais, São Pedro do Iguaçu e Toledo.

O projeto City Block, ou Google Street View, é uma ferramenta do Google onde o internauta poderá navegar pelas ruas das cidades e onde poderá ver todas as fachadas de casas e lojas. Os veículos do projeto estão equipados com câmeras digitais e um conjunto de lasers que fotografam a área em volta e armazenam as imagens no computador dentro do veículo. Todas as imagens são de alta resolução. O motorista é orientado a dirigir nas áreas e ruas públicas específicas da área comercial e locais históricos da cidade. Todos os dados são gravados e repassados ao Google, que disponibilizará os dados no Street View após a finalização. Podem ficar de fora ruas que não tenham condições de o veículo transitar, como buracos que possam atrapalhar a captura dos dados pelo veiculo.

LAPA

Na tarde de sexta-feira, dia 15 de julho, o carro do Google estava circulando pela cidade. A Lapa foi escolhida para ser mapeada por ser uma cidade histórica.

Segundo o assessor de comunicação do Google, Marcello Hardt, não há uma data para prevista para a publicação das imagens da cidade na ferramenta do Google Street View. “Em geral colhemos imagens de toda uma região para fazer uma nova atualização do produto. Ainda estamos na fase de coleta e depois temos o tratamento de todas as imagens. Aí sim fazemos uma nova carga de conteúdo no sistema”, explica ele.

De acordo com Marcello, a ideia do projeto é mapear toda a malha viária pavimentada da Lapa (ruas, avenidas, estradas etc.) que está disponível atualmente no Google Maps.

Please follow and like us: