Exercícios esporádicos podem aumentar problemas cardíacos

Atividade física sem a prévia consulta ao cardiologista pode colocar a saúde em risco 

A falta de tempo e a necessidade de realizar uma atividade física fazem com que as pessoas procurem fazer exercícios apenas aos finais de semana. Apesar da busca pela saúde, a prática esporádica pode ocasionar em um aumento nos problemas cardíacos.

Uma metanálise com dados de 14 estudos publicada pelo Journal of American Medical Association, identificou que o exercício realizado de forma esporádica podem aumentar os riscos de infarto agudo do miocárdio em 3,45 vezes e de morte súbita em 4,98 vezes.

Os famosos “atletas de final de semana” devem procurar um cardiologista. “O médico realizará a avaliação apropriada para as características de cada paciente de acordo com a carga de atividade física proposta”, explica o cardiologista Willyan Issamu Nazima, do Centro do Coração de Londrina.

Ele acrescenta que iniciar a prática de uma atividade física sem a prévia consulta ao cardiologista pode colocar em risco sua saúde. “A chamada avaliação pré-participação de atividade física é altamente recomendável. Pessoas aparentemente sadias e totalmente assintomáticas podem ser portadoras de cardiopatias que podem, durante atividade física, desencadear arritmias graves e parada cardiorrespiratória”, alerta Nazima. O médico ressaltou que é preciso respeitar seus próprios limites. “A pessoa não deve desobedecer à recomendação do médico. Se ela estiver apta a correr 30 minutos na esteira, por exemplo, não deve ultrapassar esse limite. No caso dela não ter condicionamento físico que suporte um esforço maior, problemas como falta de ar, desmaio e até parada cardíaca podem acontecer”.

Nazima lembra que a prática de exercícios físicos, com o devido acompanhamento de especialistas, é fundamental para a saúde e o bem-estar do ser humano. “São raros os casos de pessoas com problemas cardiovasculares decorrentes da prática de atividade física. Mas são cada vez mais frequentes os casos de cardiopatias em pacientes sedentários. É válido lembrar que o hábito de ficar deitado à frente da TV esconde riscos maiores que o hábito de caminhar, correr, pedalar ou nadar.

Em outro estudo, apresentado durante uma conferência na Universidade de Cambridge, foram comparados diferentes tempos de recuperação de voluntários após exercícios de moderada e alta intensidade. Após os exercícios de alta intensidade, os batimentos cardíacos (dos sedentários) permaneceram significativamente mais altos do que o normal por até 30 minutos. Na verdade, até uma hora depois dos exercícios os batimentos cardíacos não tinham voltado completamente ao normal. Os batimentos cardíacos dos voluntários que praticaram atividades físicas mais moderadas retornaram ao normal dentro de 15 minutos, ou seja, quanto mais rápido o coração se recupera, menor o período de tempo em que os problemas cardíacos acontecem. De acordo com os pesquisadores, exercícios físicos são um importante tratamento para pessoas que tiveram problemas cardíacos, como ataque do coração, mas devem ser cuidadosamente controlados. No entanto, não são apenas as pessoas que já tiveram problemas cardíacos que devem tomar cuidado, alertam os cientistas, aqueles que não estão acostumados a fazer atividades físicas e estão em um clima mais frio têm mais chance de ter problemas no coração.

Para evitar tais riscos, realize exercícios moderados com freqüência e orientação  profissional, e desfrute uma vida recheada de vitalidade com ausência de doenças! Pratique Saúde!

Please follow and like us: