O que falta na Lapa?

Nessa semana me deparei com o seguinte tópico em uma rede social na internet ‘O que falta na Lapa?’. Entre as respostas mais comentadas estavam, ‘Maior interação do cidadão com a cidade’, ‘Uma maior divulgação do Cerco da Lapa’, ‘Melhorar a infra-estrutura hoteleira da cidade’ entre tantas outras essas três foram às respostas que mais me chamaram atenção.

Antes de querer cobrar qualquer mudança em nossa cidade é preciso uma mudança de postura da maioria dos cidadãos lapeanos. ‘A Lapa não da futuro’, ‘A Lapa nunca vai crescer’, frases que já ouvi muitas vezes de pessoas que aqui nasceram. Essa mentalidade tem que mudar, as pessoas têm que sentir orgulho de sua cidade natal, a população precisa ter uma interação maior com a cidade ao invés de só reclamar, a população tem que participar para daí poder cobrar. Os grandes empresários da cidade precisam conhecer melhor a realidade do município, é preciso uma maior interação dos cidadãos de todas as classes sociais com a cidade.  

O Cerco da Lapa é um dos capítulos mais importantes do Brasil, a nossa cidade é uma das mais ricas em história no país. Casas centenárias, museus, um theatro incrível e um acervo turístico invejável. O turismo é explorado na Lapa, isso não se pode negar, mais ainda é preciso uma maior divulgação de tudo isso, cidades como São Joaquim-Sc e Gramado-Rs não tem um terço da história da Lapa e mesmo assim são centros turísticos famosos no país. Uma idéia muito legal que li no tópico é a criação de um símbolo para a Lapa, ‘O Troperinho’ por exemplo. Todos os prefeitos recentes criaram símbolos, mas nenhum teve sucesso e se tornou uma marca para a cidade, grandes projetos começam com iniciativas pequenas como essa. A Publicidade é muito importante, é preciso divulgar mais a bela história da Lapa, infelizmente quando se fala em Lapa fora da nossa região, à primeira coisa que vêm à cabeça das pessoas é o famoso bairro do Rio de Janeiro. O Cerco histórico e o nome Lapa precisa ser melhor explorado.

Se o objetivo é atrair turistas é preciso também uma infra-estrutura para recebê-los, melhorar e ampliar a rede de hotelaria na cidade. A Lapa não é uma cidade para se conhecer em uma tarde, mas sim em uma semana.

A cidade cresce, o trânsito e os problemas aumentam, a pretensão da cidade e dos moradores precisa aumentar, a Lapa é importante para a história do Brasil e do Paraná e tem que ser tratada com tal.

E você leitor, O que falta na Lapa?

De sua sugestão, entre em contato com a tribuna Regional pelo email tribunalapa@gmail.com e pelo telefone 3622-2389.

Please follow and like us: