Miniterminal fantasma?

A empresa “Araucária Transporte” alega que o miniterminal de Contenda não tem condições de receber mais linhas de ônibus por questões de infraestrutura

“É uma construção importante, pois cerca de mil passageiros vão utilizar diariamente o terminal, possibilitando contato direto e rápido com a capital e os municípios próximos, como Araucária e Lapa”. Palavras do então secretário do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Wilson Bley Lipski, sobre o recém construído miniterminal de Contenda, em dezembro de 2010.

Hoje, oito meses depois, a situação do terminal é bem diferente das pretensões do ex-Secretário. Apenas uma linha de ônibus (Araucaria-Contenda via São João) utiliza o local, poucas pessoas passam por ali diariamente, a maior parte do tempo o lugar fica vazio.

Trata-se de uma obra que teve custo de R$ 586 mil e foi construída pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU) e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), dentro do Programa de Integração do Transporte da Grande Curitiba (PIT). O local conta com duas plataformas, cobertura metálica, sanitários, iluminação e instalações elétricas, totalizando uma área de implantação de dois mil m², com 407 m² de área coberta.

OUTRA REALIDADE

O miniterminal de Campina Grande do Sul, que teve autorização para início das obras na mesma época que o de Contenda e também foi construído através do PIT, está funcionando normalmente. Ele fica na PR-506 (Rodovia do Caqui), ao lado do Hospital Angelina Caron.

Contenda foi integrada à Região Metropolitana de Curitiba em 1995. Atualmente não há nenhum ônibus que saia do miniterminal tendo como destino final a capital do estado. Centenas de contendenses trabalham em Curitiba e região e o miniterminal poderia servir como um bem para a população que usa o transporte integrado diariamente. Mas, não é usado da maneira que foi projetado.

A maioria das autoridades não se pronuncia sobre o assunto. A empresa “Araucária Transporte”, que gerencia a única linha que passa pelo miniterminal, alega que o local não tem condições de receber mais linhas. Segundo o Coordenador de Tráfego da empresa, Regivaldo Ferreira, o miniterminal de Contenda não tem uma infra-estrutura adequada.

Já a COMEC se pronunciou sobre o assunto através de sua assessoria de imprensa com as seguintes palavras: “O Miniterminal Metropolitano de Contenda foi inaugurado em dezembro de 2010. No início deste ano (fevereiro) foi realizada uma reunião com representantes da Prefeitura Municipal de Contenda, URBS (Urbanização Curitiba SA), COMEC (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) e Araucária Transportes Coletivos.

Na ocasião se discutiu a necessidade de alteração da linha de energia elétrica, a adequação da saída do terminal face a alteração do projeto da duplicação da Rodovia e mudanças na sinalização para o início da operação do Terminal. Feitas as alterações necessárias, o Miniterminal de Contenda passou a funcionar com a linha de ônibus Contenda-Araucária”.

O atual secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Cezar Silvestri, foi procurado, mas não se pronunciou sobre o assunto até o fechamento dessa edição.

Please follow and like us: