SAÚDE Prioridade ao portador de C.A. (Câncer)

Quanto mais cedo o tratamento do câncer, mais chance de cura e evitar as complicações. Quando descoberto, o direcionamento se faz prioritário e, tantas vezes se fizer necessário, deve-se encaminhar ao tratamento, que é obrigação do Município, do Estado e da União. Portadores desta e de outras patologias têm seus direitos garantidos pela Constituição Federal. Mesmo assim, vejo pessoas sofrendo em busca do auxílio que a própria Lei oferece. Infelizmente, o processo se torna moroso se não houver ajuda do Ministério Público.

Nos corredores e leitos do Hospital de referência em C.A, temos uma lição de vida e humildade, pacientes e familiares são amparados por anjos de branco, recepcionistas, religiosos e do setor administrativo que amenizam suas dores físicas e psicológicas, trazendo conforto à alma.

Acredito se as autoridades adentrassem além da recepção deste nosocômio, dariam maior importância à vida e fariam de tudo para proporcionar conforto a estes.

O câncer apresenta- se em um conjunto de mais de cem doenças que têm em comum o crescimento desordenado das células (neoplasia maligno) que podem espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Os tecidos invadidos vão perdendo suas funções: a invasão dos pulmões gera alterações respiratórias, a invasão do cérebro pode gerar dores de cabeça, convulsões, alterações de consciência. Uma célula normal pode sofrer alterações no DNA dos genes, é o que chamamos mutação genética. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades e são denominadas cancerosas, passando então a se comportar e aumentar de forma anormal, dependendo do caso, mais lenta ou mais rápida. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores. O risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão é diretamente proporcional ao número de cigarros fumados por dia e ao número de anos que ela vem fumando. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida adotado pelas pessoas, podem determinar os diferentes tipos de câncer; o tabagismo, hábitos alimentares, alcoolismo, hábitos sexuais, medicamentos, fatores ocupacionais, radiação solar, entre outros.

São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários. Alguns tipos de câncer de mama, estômago e intestino parecem ter um forte componente familiar, embora não se possa afastar a hipótese de exposição dos membros da família a uma causa comum.

Todos devemos comprometer e contribuir para buscar melhorias no atendimento a saúde.

Samuel da Saúde – contato por e-mail: samuelsaanhu@yahoo.com.br

Please follow and like us: