Lapa está entre as cidades do PR que tem o maior número de veículos por habitante

Lapa está entre as cidades do PR que tem o maior número de veículos por habitante

Nos últimos quatro anos, os números mostram que uma média de três novos veículos são registrados por dia na Lapa

 O trânsito na Lapa vem se mostrando como um dos principais problemas da cidade nos últimos anos. De uma hora para outra não se encontra mais locais para se estacionar e filas de carros se aglomeram pela cidade. A Rua Barão do Rio Branco, no centro, é uma das que mais causa transtornos. Para estacionar na rua nos chamados “horários de pico”, só contando com a sorte.

EDUCAÇÃO

Segundo dados do DETRAN do Paraná, até o último mês de junho a Lapa contava com 17.675 veículos registrados no município. Levando-se em consideração a população urbana da cidade, que é de 27.222 pessoas, tem-se uma média de um carro para cada 1,54 habitantes.

Municípios vizinhos apresentam menos veículos por habitante. Araucária, que é uma cidade com grande pólo industrial, tem média de um carro para 1,98 habitante. Contenda tem uma média de 2,33 e Castro, que é uma cidade do mesmo porte que a Lapa, tem uma média de 2,41 carros por habitante.

Dos 17.675 veículos registrados na Lapa, 245 são ônibus ou microônibus, 1.144 são caminhões e 3.830 são motocicletas

Nos últimos quatro anos o numero de veículos na cidade teve um aumento significante. Em 2007 a Lapa contava com 12.447, atualmente são 17.675. Os números mostram que a cada dia cerca de três novos veículos são registrados no município.

Outro fator complicador no trânsito na Lapa: as ruas não foram planejadas para receber uma grande frota de veículos, principalmente no centro, que é o local onde mais transitam veículos diariamente.

 

ESTACIONAMENTO ROTATIVO

Deve ser implantado na Lapa nos próximos meses o Estacionamento Rotativo. O projeto depende da votação dos vereadores para sair do papel. A proposta foi apresentada pela Comissão Municipal de Trânsito e tem como objetivo implantar um sistema de estacionamento sem cobrança de taxas. Seriam criadas “linhas azuis” no centro da cidade. Assim, nesses locais os motoristas só poderiam estacionar com a utilização do cartão de estacionamento, adquirido gratuitamente no comércio local. Caso os motoristas ultrapassassem o tempo máximo permitido, que seria de uma hora – podendo ser prorrogado, eles seriam multados. O valor da multa seria de 2% do salário mínimo. Já se a multa não fosse regularizada, o motorista iria ser penalizado com uma multa leve, perdendo quatro pontos na carteira.

Para a fiscalização seria criado um pelotão responsável pelo trânsito municipal, que trabalharia em conjunto com a Defesa Civil.

O número de veículos pela cidade aumenta e, com isso, aumentam também os problemas causados pelo trânsito. Acidentes começaram a acontecer com mais freqüência na cidade. Veículos que não respeitam as preferenciais, motociclistas ultrapassando pela direita, ciclistas andando na contramão… Estes são fatos corriqueiros na Lapa.

Uma solução bastante eficaz, mas pouquíssimo utilizada, é a educação “para” e “no” trânsito. Dentro do projeto de municipalização de trânsito que será levado à Câmara para apreciação está a criação de uma Escola, que tem como objetivo trabalhar junto aos alunos do município, oferecendo cartilhas e capacitando professores sobre o tema.

A manutenção da escola seria proveniente da arrecadação de multas, aplicadas aos infratores no estacionamento rotativo. A previsão é de que em cerca de dois meses as mudanças sejam colocadas em prática.

Frota de veículos registrados na Lapa    17.675

População da Lapa na área urbana        27.222

População Rural     17.710

Total de população             44.897

População da Lapa entre 0 e 19 anos, 

censo de 2010           14.753

População economicamente ativa na Lapa       38.216 Levando em consideração só a população urbana da Lapa, temos uma média de um veículo para 1,54 pessoas.

  

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