Novidades na Agência do Trabalhador

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária é gestora no Paraná do Sistema Nacional de Emprego, que atua por meio de uma rede de 252 unidades de atendimento ao trabalhador, denominadas Agência do Trabalhador. O Paraná possuía um sistema informatizado próprio para atendimento ao trabalhador. No entanto, o Ministério do Trabalho e Emprego, no intuito de fortalecer esse Sistema, em âmbito Nacional, tomou a iniciativa de implantar um sistema operacional informatizado único, denominado Mais Emprego.

Atendendo a determinação do Ministério, as Agências do Trabalhador passaram a operar com o sistema informatizado Mais Emprego desde o dia 29 de agosto. Assim, desde então, há novas regras a serem seguidas, tanto para aqueles que procuram trabalho como para quem procura empregado. São elas:

– Desde a segunda-feira, dia 29 de agosto, o atendimento para intermediação de mão de obra exige que os candidatos estejam com Carteira de Trabalho e o número do PIS, carteira de identidade (RG) e o CPF em mãos. Seguindo normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, todos deverão renovar seus cadastros.

– As vagas só poderão ser informadas via sistema, pessoalmente, de acordo com o perfil do candidato. Via Telefone os funcionários são proibidos de informar, seguindo normas do Ministério do Trabalho.

– Todos os empregadores interessados em ofertar vagas terão que ir pessoalmente na Agência para preencher o novo cadastro, pois via telefone terão que estar cientes de que levará cerca de 30 minutos, estando com todos os documentos necessários para as respostas, em mãos.

– Para o seguro-desemprego serão distribuídas senhas na parte da manhã, pois cada atendimento do Seguro está levando cerca de uma hora.

– Também, para melhor desempenho nos atendimentos, o horário de atendimento da Agência do Trabalhador volta a ser das 9h às 11h e das 13h às 16h30 ao público. Sendo que das 11h às 11h30 e das 16h30 às 17h serão feitos serviços internos.

A Agência do Trabalhador pede compreensão de todos, pois ainda está tendo que se adaptar ao novo sistema operacional informatizado, que é de abrangência nacional, podendo ocorrer dificuldades nos primeiros dias de operação, tanto do ponto de vista técnico como também de adaptação dos agentes ao novo sistema.

Telefones da Agência do Trabalhador na Lapa: 3622-3483 e 3911-1096.

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