A atual legislatura da Câmara Municipal, a 15ª na história do Poder Legislativo da Lapa, vem se mostrando uma das mais atuantes e transparentes de todos os tempos. A presidência para o biênio 2011-2012 é conduzida pelo vereador João Renato Afonso que, com sua mesa diretora e apoio dos demais vereadores, tem se mostrado muito participativo.
Atualmente a gestão é uma das que mais devolveu recursos ao executivo até o presente momento para que fossem realizados investimentos em prol da melhoria da qualidade de vida da população lapeana.
Tomando o devido cuidado de divulgar todas as ações de forma que a comunidade acompanhe o trabalho do legislativo, o presidente da Casa, Renato Afonso, tem o respaldo da população, pois através de suas funções institucionais de administrar a Câmara – de legislar, bem com de fiscalizar a administração municipal -, vem sempre trabalhando ao encontro das prioridades e das necessidades básicas para dignificar a vida da comunidade e fortalecer e dar transparência ao processo legislativo.
“Com relação ao número de vereadores para a próxima legislatura, como foi veiculado na coluna Mini-Notas da edição n. 1661 do Jornal Tribuna Regional, com o título “VEREADORES I”, temos a esclarecer que o tal projeto não foi votado e ainda não tem data para a sua votação, pois a proposta foi apenas publicada (não votada), na sessão do dia 06 de setembro”, afirma o presidente.
Como determina o regimento interno da Câmara, depois de proposta a emenda a Lei Orgânica Municipal, a mesma deverá ser publicada e, depois, criada uma comissão especial, constituída por cinco vereadores para dar o parecer à referida matéria, no prazo máximo de 15 dias. Somente então o projeto estará apto a ser incluído em ordem do dia.
A assessoria da Câmara destaca que, como sempre, a ordem do dia será divulgada no site da Câmara e na imprensa local, para que todos tomem conhecimento das matérias a serem votadas e dessa forma oportunizando a participação da comunidade, que está se mostrando sempre mais participativa nas sessões.
“Isto é mais que uma prova de que esta Casa faz tudo de forma clara e transparente. E convido todos a acompanharem nossos trabalhos. Estamos aqui prontos para responder e esclarecer todas e quaisquer dúvidas”, a título de desabafo, disse o presidente Renato Afonso.