Tempo de homens que lutem pela coletividade

Você leitor, está com tudo pronto para o desafio de mais um dia?

Deveríamos estar hoje com mais ânimo e motivos para celebrar o dia de hoje. Afinal de contas, ontem já passou, mas foi uma grande oportunidade para refletir e entender que os acontecimentos da vida são consequências daquilo que fazemos e dizemos. Ou seja: colhemos aquilo que plantamos.

A vida é assim! E não somente na nossa casa, em nossos relacionamentos com amigos e com os vizinhos. Com a nossa responsabilidade com o coletivo também!

Você escolhe o que deseja, investe seu tempo, aplica o conhecimento, age com atitude, determinação e entusiasmo para alcançar seus objetivos. Mas, muitas vezes, visando somente o benefício próprio.

Mas, acredito que é preciso também dar exemplos para inspirar os demais. Não que você seja melhor do que os outros por conta disso. Não, nada disso. Mas, com suas atitudes pode mostrar que não está nesta vida somente para nascer e morrer. Está aí para fazer a diferença e procurar melhorar a situação dos que estão ao seu redor.

Só que uma coisa é certa nessa vida. Tudo o que chega até você é simplesmente o reflexo daquilo que você emitiu, através de seus pensamentos e ações. Um exemplo? A situação da saúde, da educação, da segurança pública. Fácil reclamar da péssima situação em que se encontram, não é mesmo? Mas, onde está você, quando é chamado a fazer a sua voz ser ouvida, quando é chamado a fiscalizar o que se está fazendo a respeito?!

Para ser mais clara, vou contar uma historinha, que poderia ser chamada de “Eco da Vida”.

Certo dia, pai e filho foram caminhar por uma montanha. Quando, de repente o filho cai se machuca e grita: “aiaiaiaaiiii!”.

Para seu espanto a voz se repetiu de algum lugar da montanha: “AIAIAIAIAIIII!”.

Curioso com o que ouviu, o garoto pergunta: ”Quem é você?!”.

E logo recebe a resposta: “QUEM É VOCÊ?”.

Contrariado, grita: “Seu bobo!”.

Escuta como resposta: “SEU BOBO!”.

Olha para o pai e pergunta aflito: “O que é isso pai?”.

O pai sorri e então grita em direção à montanha: “Eu gosto de você!”.

A voz responde: “EU GOSTO DE VOCÊ!”.

De novo o homem grita: “Você é muito especial!”.

A voz responde: “VOCÊ É MUITO ESPECIAL!”.

O menino fica espantado e não entende. Então o pai lhe explica:

– As pessoas chamam isso de ECO, mas na verdade isso é a VIDA. Ela lhe dá de volta tudo o que você diz ou faz. Sua vida é simplesmente o reflexo de suas ações.

O mundo é a prova da sua capacidade. Tanto no plano pessoal quanto profissional, a vida vai lhe devolver o que você deu a ela.

A vida não é uma “coincidência”. Ela é “cosequência” de você, de suas ações!

Então, para concluir: É o que você dá para o mundo que ele lhe devolve.

E você, já parou para refletir o que está emitindo para o mundo? E em que você imagina que poderia ser exemplo para as futuras gerações?

Pois é, se houvesse mais homens que lutassem pela coletividade, muito dos problemas atuais não existiriam. Mas, enquanto não se perceber que a vida é um eco, nada mudará.

-o-o-

“Não se é tempo de partidos, mas tempo de homens que pensem pela coletividade”. (Professor Pedro Ribeiro)

Please follow and like us: