Lapa comemora Semana da Consciência Negra

Entre os dias 17 a 24 de novembro a Secretaria Municipal de Cultura da Lapa promove a Semana da Consciência Negra no município. Serão realizados concursos, apresentações e exposições sobre o tema, que é comemorado em todo o Brasil no dia 20 de novembro.

A Semana da Consciência Negra terá a seguinte programação: dia 17/11 – Concurso Miss e Mister Palmares – às 20h; dia 22/11 – Abertura oficial com as apresentações do Ballet Isabel Pelegrini e do Grupo de Capoeira Ilê de Bamba – às 20h; dias 23 e 24/11 – Exposições e apresentações artísticas de escolas do Município da Lapa – durante a manhã e tarde. Todos os eventos acontecerão no Cine Teatro Imperial.

Estas atividades serão realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com organização da Professora Rosicleia Camargo, Nadia Burda e de Valeria Borges da Silveira, tendo apoio da Secretaria de Educação e Secretaria de Comunicação e Eventos.

A DATA

Com a implementação da Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que teve por objetivo incluir dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra, o governo brasileiro esperava colaborar para o resgate da contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país. A mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e, a partir disto, professores devem inserir em suas aulas os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

No município da Lapa, a data é comemorada desde o ano 2010 pela Secretaria de Cultura e Turismo, com a participação das escolas municipais.

O Dia da Consciência Negra é uma data para lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1534).

A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi – líder do Quilombo dos Palmares – foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Algumas entidades organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente atingir as crianças negras. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência no 20 de novembro são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, discriminações, identificação de etnias, moda e beleza negra, entre outros assuntos.

O dia é celebrado desde a década de 1970, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, dia da Abolição da Escravatura.

NA LAPA

A Secretaria de Cultura e Turismo da Lapa acredita que comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra é uma forma de homenagear e manter viva na memória a importância dos afro descendentes. Ainda mais em uma cidade que possui uma expressão cultural como Congada e artistas como Lafaiete Rocha, Alceu Gonçalves, entre outros.

SERVIÇO

O que: Semana da Consciência Negra

Quando: dia 17/11 – Concurso Miss e Mister Palmares – às 20h

dia 22/11 – Abertura oficial com as apresentações do Ballet Isabel Pelegrini e do Grupo de Capoeira Ilê de Bamba – às 20h

dias 23 e 24/11 – Exposições e apresentações artísticas de escolas do Município da Lapa – durante a manhã e tarde

Onde: todos os eventos acontecerão no Cine Teatro Imperial

Please follow and like us: