Casa Lacerda como palco de atividades voltadas ao Patrimônio Cultural

Oficinas aconteceram no mês de novembro e seguem nos meses de dezembro e janeiro. Ainda há vagas.

Nos dias 22 a 25 de novembro aconteceu na Casa Lacerda a Semana do Patrimônio Cultural Lapeano, onde foram desenvolvidos trabalhos com oficinas que fazem parte do Programa de Educação Patrimonial da 10ª S.R. IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), criado em parceria com a Metamorphose História e Arqueologia. Os temas trabalhados nas oficinas foram: gastronomia tropeira, cultura material da Congada da Lapa e Boi da Lapa.

Entre as atividades dos dois primeiros dias, as crianças ouviram histórias sobre os tropeiros, aprenderam a fazer chimarrão com o Sr. Eliseu Weinhardt e com a Sra. Maria José, proprietária da Erva-mate Legendária; experimentaram uma deliciosa paçoca de charque feita pelo Sr. Darcy Amado Zana; observaram o Sr. Ademar Dietrich fazendo o tradicional café assustado e ouviram uma moda de viola tocada pelo músico Luis Nogueira e seus alunos.

No dia da Congada, a rainha e um conguinho estiveram presentes para que as crianças pudessem observar a cultura material e reproduzir seus trajes e indumentária por meio de desenho. Além da visita dos congadeiros, as turmas aprenderam uma dança circular africana com a psicóloga Renata Bibas do Nascimento.

Para finalizar, o último dia foi de festa com o Boi da Lapa. Na oficina ministrada pela arte educadora Nádia Burda foram dadas noções de teatralização e musicalização e como atividade, os alunos aprenderam a fazer um cordel em xilogravura.

Participaram das atividades aproximadamente 110 crianças, estudantes das escolas Educandário São Vicente de Paulo, Dr. Manoel Pedro, C.M.E.I José Lacerda, Colégio Dinâmico e Colégio Cooperativa da Lapa.

Confira os melhores momentos, nas fotos.

PRÓXIMAS OFICINAS

As próximas oficinas agendadas dentro projeto são as seguintes:

– De 5 a 7 de dezembro: Oficina de Artesanato, direcionada para os artesãos lapeanos. Horário: das 13h30 às 16h45.

– De 13 a 15 de dezembro: Uma memória deliciosa – a cozinha da vovó. Serão feitos alguns quitutes do tradicional Café com Mistura da Lapa. Público alvo: crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1. Últimas vagas!

– De 17 a 20 de janeiro: Mini-curso sobre Conservação de acervos com suporte de papel. Público alvo: atendentes de museus, cartorários, secretários de escolas, jornalistas e população em geral. Turmas no período matutino e vespertino. Ainda restam 6 vagas!

Please follow and like us: