Convenção Municipal do PHS define candidato a Prefeito e Vice para 2012 na Lapa

No dia 26 de novembro, sábado, aconteceu a Convenção Municipal do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), no Clube Lapeano. A Convenção reuniu filiados da Lapa, de Contenda e o presidente do partido em Curitiba e no Estado do Paraná, Valter Viana.

De acordo com o presidente do PHS na Lapa, Diácono Brás, o partido “nasceu com lideranças estaduais, municipais e pessoas ligadas a Igreja Católica. O PHS nasce dentro do movimento da renovação carismática e nós, aqui na Lapa, começamos a perceber que era necessário que a Igreja Católica também se envolvesse com a política, estamos envolvidos com a comunidade e percebemos que o povo está sendo deixado de lado, não tendo acesso aos direitos básicos dos cidadãos. Nós tomamos essa bandeira e fundamos esse partido para que o povo católico da Lapa, que é maioria, possa também ter sua representação política na cidade”.

O partido foi fundando no ano de 2011 e pretende participar das próximas eleições municipais, com candidatos a vereador e, inclusive, Prefeito e Vice. A intenção é formar uma chapa completa e, a princípio, não fazer coligações. Quanto a formação do partido, Brás conta que “foi um trabalho muito árduo, mas sempre houve esse desejo e, depois de muita conversa e muita análise, começamos a conversar com mais pessoas e hoje todos os filiados ao partido são ligados a igreja, são eles agentes pastorais, ministros e diáconos. A medida que fomos falando sobre o PHS na Lapa as pessoas foram aceitando a idéia e hoje já são mais de 70 filiados em menos de quatro meses da fundação do partido”.

ELEIÇÕES 2012

O PHS decidiu que irá lançar uma chapa completa para a eleição de vereadores. “Já temos lideranças dentro do nosso partido que têm interesse em ser candidatos. Temos como objetivo para a próxima eleição eleger ao menos dois vereadores na Lapa”, disse Diácono Brás.

Já quanto a candidatura a prefeito, o partido divulgou os nomes ao final da Convenção. O candidato será José Romildo Pontarolo, diácono da Igreja Católica, Paróquia Santo Antonio da Lapa, e diretor do Colégio Estadual São José, tendo como vice o Diácono Brás.

“Na majoritária nós temos a idéia de que é possível um diálogo com as forças políticas de nossa cidade. Vamos conversar com os demais candidatos e, se se dispuserem a atuarem com o modo PHS de governar, podemos pensar em coligar. Mas, a princípio, nós acreditamos que o povo da Lapa precisa de pessoas novas”, disse Romildo em seu discurso.

CATÓLICOS NA POLÍTICA PARTIDÁRIA

Perguntado sobre a importância do envolvimento com política partidária por parte dos católicos, Diácono Brás disse que “todos nós temos que contribuir para a nossa sociedade e política nada mais é do que contribuição da população com a sociedade. A política está na vida de cada um, todos devemos estar envolvidos. Nós, católicos, pregamos um mundo de justiça, de paz, um mundo onde todos tenham as mesmas condições de vida, isso nos leva a nos envolvermos com a política”. E finalizou dizendo que “a Lapa precisa de pessoas diferentes, que pensem diferente. Assim teremos uma cidade mais humana e justa”.

PHS NO PARANÁ

O PHS está completando 15 anos no Paraná e 17 no Brasil. É um partido novo, com representações no Estado de forças políticas como o ex-deputado Emerson Nerone.

O presidente estadual do PHS, Valter Viana, também participou da Convenção Municipal e contou que nas últimas eleições o partido participou diretamente do processo eleitoral. “Agora estamos presentes na Lapa, em Contenda, em Araucária e em quase toda a região metropolitana de Curitiba, com representação em mais de 120 cidades do Paraná, com a missão de crescer mais”, diz Viana.

Please follow and like us: