Contenda perde um de seus líderes políticos

Faleceu no dia 6 de dezembro Ivo Barbosa, ex-prefeito e ex-vereador contendense.

Ivo Barbosa, importante político de Contenda, faleceu no dia 6 de dezembro, em decorrência de problemas cardíacos.

Nascido em Contenda em 18 de setembro de 1943, filho de Ulisses Barbosa e Helena G. Barbosa, era casado com Maria Josefa Ramos Barbosa, com quem teve três filhos: Rita de Cássia Barbosa de Oliveira, casada com Arnaldo de Oliveira Júnior; Ivo César Ramos Barbosa, casado com Claudinéia Kolachinski; e Sandra Regina Barbosa Cotovicz, casada com José Roberto Cotovicz.

Ivo foi o 11º prefeito de Contenda, tendo cursado técnico em contabilidade, técnico em pavimentação e terraplenagem, transporte ferroviário e rodoviário, administração de empresas, telegrafia e primeiros socorros.

Suas principais atividades profissionais foram: serviço militar, em 1962, sendo graduado na ativa como sargento de reserva; Sotil Ltda. – construção de ferrovias (de 1963 a 1966); telegrafista da Rede Ferroviária (RFFSA) de 1966 a 1972; Auxilipave – terraplenagem – de 1972 a 1976; Terraplenagem Contenda Ltda. de 1976 a 1992; aposentado pelo INSS, em 1992.

Como principais obras administrativas, destacam-se:Petrobrás; pavimentação de estradas de Balsa Nova a Campo Largo e Pirabeiraba a Campo Alegre (SC); remodelação da ferrovia Lapa – Rio Negro e desvio ferroviário da RFFSA; em Araucária, ferrovia central do Paraná; estradas para construção de torre de alta tensão; sete obras de terraplenagem com canteiros e cercas para Eletrosul (região sudoeste do Paraná); abertura de ruas em onze loteamentos em Araucária.

Na política contendense, foi vereador em 1988, pelo PFL, conquistando 216 votos; foi vice­presidente da Câmara em 1989, 1990, 1991 e 1992. Elegeu-se prefeito em 1992, com 42,5% da votação.

OBRAS E REALIZAÇÕES

Entre as realizações da administração de Ivo Barbosa, podem ser citadas a ampliação do acervo da Biblioteca Pública, com aquisição da enciclopédia Barsa e mais de 300 volumes. Promoção de eventos culturais como: Teatro, musicais, três encontros das mulheres contendenses, organizados pela presidente da APMI, Maria Josefa Ramos Barbosa e pela EMATER, através do chefe regional, Rubens E. Niederheitmann, e pelo chefe local Hamilton de Oliveira.

Apoio à Festa da Batata em janeiro e a de São João Batista em junho de cada ano. Desenvolvimento de pesquisas dos valores culturais e pitorescos do município. Apoio ao FESTCON (Festival de Música Sacra de Contenda). Incentivo ao estudo da história do município. Implantação do Núcleo de Formação Profissional do SENAC.

Também em sua gestão foram realizados cursos de datilografia, auxiliar de escritório, arquivista, técnico de redação comercial, corte e costura, agricultura e aproveitamento da batata, aproveitamento do mel, aproveitamento do leite, fabricação de bolachas, artesanatos de palha de milho, fabricação de material de limpeza, culinária, artesanatos diversos. E, ainda, ampliação do acervo do Museu Municipal.

Já na área esportiva, as realizações na gestão de Ivo Barbosa foram às seguintes: Construção de campos de futebol, conclusão da construção do estádio de Futebol Lagoa das Almas; realização de cursos de árbitros de futebol e diplomação dos participantes, com apoio da liga de Araucária; desfile cívico, em sete de setembro de 1993, envolvendo todas as escolas; realização de ruas de Lazer; Torneio do Semeador do Futuro; reforma da iluminação das canchas; realização de campeonatos de futebol de campo e salão.

Na área de saúde, foi de sua responsabilidade a informatização da saúde e a reforma do Hospital; reforma de duas ambulâncias, uma Kombi e um Fusca; contratação de médicos e contratação de dentistas para os postos de saúde; reparos nos postos de saúde e no Departamento de Saúde; construção de garagem no Departamento de Saúde; fornecimento de medicamentos; transporte diário de pacientespara consultas especializadas e para fazer exames em Curitiba; execução de campanhas de vacinação; projetos de planejamento familiar; aquisição de uma Kombi, dois Fuscas e uma ambulância usada (em comodato com a Secretaria de Saúde do Estado).

ADMINISTRAÇÃO

Entre as realizações de Ivo no prédio da Prefeitura, podem ser citados os reparos no imóvel, com pintura; a construção de portaria de controle de veículos; a construção de uma casa no pátio do ginásio de esportes; construção de uma casa no pátio do centro social; construção de uma casa na escola do Pocinho; construção de 240 bueiros; 680m de galerias pluviais; ponte no Rio lzabel Alves, em Fundo do Mato, reformas no Rio do Poço, Campestre, Colônia Sant’ana, São Miguel, Rio do Cacho e São Pedro; fornecimento de mão-de-obra para a construção da capela em Passo da Cruz, Colônia Sant’ana, dos sanitários do Contendão e da Casa Paroquial; conclusão da rede d’água para 120 casas em Pedro Machado; extensão de 3.000m da rede d’água; premiação dos destaques nos esportes de Contenda; extensão de 6.500m de rede elétrica rural e 2.600m na zona urbana; melhoramento com ensaibramento e alargamento das estradas municipais em uma extensão de 200 km.

Nas ruas urbanas fez revestimento de saibro, reparos nas bocas-de-lobo e restauraçãodas vias de asfalto, paralelepípedos e bloquetes. Colocou várias luminárias em vias públicas e reformou toda a frota de máquinas e veículos. Adquiriu um trator agrícola MF, com socadeira e lâmina, uma caminhonete Pick-up Chevrolet, em comodato. Também adquiriu (por doação) um Jipe e um Fusca. Além de uma Kombi (APMI).

Na comunidade de Serrinha, no Parque Municipal (ponto turístico), foram colocados bancos, banheiros, churrasqueira, foi feita instalação hidráulica e plantio de grama. Readequou estradas de lngazeiro, Lavrinha e Rio do Cacho em um total de 26,5Km.

Fez obras na Praça da Igreja do Rio do Cacho, como meio fio para estacionamento. Concluiu a construção do salão da Escola do lngazeiro, com 200m. Foi responsável pela mão-de-obra da construção da Capela do Passo da Cruz, com estacionamento para veículos. E foi responsável pela conclusão da Escola Municipal Vereador Antonio Borkovski, em convênio com a Fundepar.

Em sua gestão também aconteceu à renegociaçãodas dívidas com o FGTS, INSS e PIS/PASEP, assim como pagamento em dia das parcelas devidas.

Criação da Lei de Cargos e Salários, com plano de carreira para os funcionários públicos.

Também foi realizado um Plebiscito em 21 de novembro de 1993 para a legalização de 138 quilômetros quadrados de área nas divisas com a Lapa, envolvendo treze comunidades (Rio do Cacho, Lavrinha, Laranjeiras, Cardosos I, Cardosos ll, São Pedro, São Miguel, Passa Passa, Passo da Cruz, Serrinha, Paiol, Colônia Sant’ana e Campestre), passando a população de 8.900 para aproximadamente 14.000 habitantes.

Foi criado o Plano Municipal Plurianual, com a participação de todos os segmentos da sociedade, definindo metas de administração para o quadriênio 1994/1997. Foi feita a informatização da Administração, com levantamento do cadastro imobiliário do quadro urbano. Também a realização de leilão de seis veículos inservíveis (cinco Fuscas e uma Kombi).

Foi feita a recepção do Governador do Estado ao município, o encontro das esposas de prefeitos da região metropolitana, com a participação de 32 municípios.

Foram adquiridos aparelho de fax e máquinas de datilografia. Foram realizados testes seletivos e concursos públicos para atender as necessidades do poder executivo.

Também foi feita a venda das ações da SANEPAR, COPEL, TELEPAR e TELEBRÁS, permitindo sustentar o orçamento de 1993 e 1994, enquadrando as contas de seus percentuais exigidos por lei do Tribunal de Contas e dando poderes ao Executivo para efetuar o pagamento de salários nos seus prazos legais, para todo o funcionalismo e para a Câmara Municipal. Também foi adquirido um caminhão de lixo, em convênio com o Governo do Estado.

INDUSTRIALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Na parte de industrialização de Contenda, Ivo foi responsável pela implantação da indústria de Compensados Zaniollo, que gerou 90 empregos diretos. E pela ampliação da fábrica de adubos Delta.

Já na parte de comunicação, promoveu a ampliação da rede telefônica da cidade, atendendo mais de 1.000 usuários e realizou a implantação da subestação em Catanduvas, atendendo a mais 368 usuários.

Realizou a construção de uma torre metálica de 40m em Catanduvas e a construção de uma torre em concreto armado de 76m de altura, próximo à cidade, para atender o funcionamento do telefone celular e telefonia urbana, no valor de US$ 2.278.000,00, sem ônus para a prefeitura. Também foi o responsável pela instalação de posto telefônico em Poço Grande.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Na área de Assistência Social foi feito o fornecimento de mão-de-obra para a construção de oitenta casas para pessoas carentes; foi dado auxílio com material de construção para cinqüenta famílias; realizada a abertura de dez poços com todo o material necessário, auxiliando no fornecimento de pequenos aterros, para os lotes de famílias de baixa renda que pretendiam a construção de sua residência. Foi feito também o fornecimento de consultas e óculos para as crianças e adultos carentes do município.

EDUCAÇÃO

Entre as ações na área de educação, a gestão de Ivo Barbosa foi responsável por diversas ações, entre elas: reestruturação da creche, com troca de piso, reparos em geral; aquisição de freezer, geladeira, máquina de lavar roupa e máquina secadora de roupas; reestruturação da Casa da Criança, com a troca de piso, armários, grades; contratação de fonoaudióloga e psicóloga; reformas e reparos em todos os prédios escolares, consolidação das escolas multisseriadas de Fundo do Mato, Tabatinga e ltagassava, incorporando-as na escola de Campestre, melhorando a qualidade de ensino; nomeação da primeira diretoria para as escolas de Pedro Machado, Campestre e Catanduvas; capacitação anual dos professores municipais com realização de cursos nas áreas de educação especial, pré-escola e ensino fundamental, com fornecimento de alimentação e pagamentos de docentes; aquisição de material didático para todos os alunos da rede municipal; criação do Plano Decenal de Educação, com propostas educacionais até o ano 2003; aquisição de um ônibus escolar, em convênio com a FAE, totalizando a frota de cinco ônibus; aquisição de uma Kombi (em comodato), aquisição de uma Kombi e um Fusca (veículos novos), fornecimento de merenda escolar (convênio FAE) a todos os alunos da rede municipal e estadual de ensino.

O PLEBISCITO

O plebiscito realizado na gestão de Ivo Barbosa como presidente da Câmara foi um fato histórico no município de Contenda, uma vez que vários prefeitos já vinham tentando consegui-lo junto à Assembléia Legislativa do Estado, mas sem muito sucesso.

Na gestão do prefeito Pedro Boçoen, conseguiu-se o apoio do Deputado Nelson Justus que, sem dúvida, foi decisivo.

Em 3 de julho de 1990, através da resolução n.º 047/90 da Assembléia Legislativa do Estado, foi autorizada a realização do plebiscito para retificação das divisas entre Lapa e Araucária. Devido ao fato de Contenda desejar uma área incluindo a firma Agro­xá, fazendo divisa com Araucária, o Poder Executivo desse local impetrou um mandado de segurança impedindo o plebiscito, para o qual já estava marcada a data, faltando apenas 10 dias para a devida votação.

Na referida resolução, estava incluído o plebiscito da Lapa, o qual também ficou impedido automaticamente.

Na segunda iniciativa, o Poder Executivo de Contenda representado pelo prefeito Pedro Boçoen, bem como a Câmara dos Vereadores, representada pelo presidente Ivo Barbosa, conseguiu um acordo com Araucária, ficando com uma área menor que a pretendida. O referido acordo foi homologado pela Lei n° 9 958 de 27/04/92.

Quando o prefeito Ivo Barbosa assumiu, em 1º de janeiro de 1993, iniciaram-se novas reivindicações junto à Assembléia Legislativa para deixar sem efeito a resolução n° 047/90 e fazer valer a Resolução n° 071/92, que autorizava o plebiscito com a Lapa.

Também pleiteava a elaboração de uma lei que revogasse a lei que proibia a realização do plebiscito um ano antes da eleição.

O tão almejado plebiscito aconteceu em 21 de novembro de 1993, com uma vitória esmagadora de Contenda, obtendo-se 90% dos votos a favor.

A área conseguida com o Plebiscito, que representou 67% a mais de território, vei apenas para legalizar a ocupação real desde a emancipação de Contenda em 1952.

Please follow and like us: