Ação esclarece população sobre inibidores de apetite

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, lançou na terça-feira, uma campanha de esclarecimentos sobre a proibição da venda dos inibidores de apetite. A ação tem o objetivo de prevenir a obesidade chamando a atenção da população para hábitos saudáveis. A primeira fase da campanha vai ser veiculada em 43 rádios de nove capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza. Na segunda fase, em fevereiro do ano que vem, a campanha vai ser divulgada nas TVs em rede nacional. A determinação para a retirada dos produtos do mercado entrou em vigor no dia nove de dezembro deste ano, depois da Anvisa observar a falta de dados positivos sobre a eficácia e segurança dos inibidores de apetite, como explica o presidente da Agência, Dirceu Barbano. “Nós fomos estudar se havia algum dado de eficácia que pudesse dizer, olha, embora tenha esse risco eles são eficazes. E o que se verifica é que não há estudos científicos que possam comprovar a eficácia. E o que ocorre é que há um desequilíbrio muito grande, são produtos que não têm esse perfil de eficácia muito bem definido e tem riscos já bem consolidados e estudados.”

Dirceu Barbano conta ainda os riscos que esses medicamentos podem trazer à saúde. “Nesse caso, desses produtos, o que nós verificamos é que havia um problema sério relacionado à segurança uma vez que eles causam problemas de arritmia cardíaca, causam dependências. São produtos que as pessoas usam uma quantidade e passam a usar cada vez uma quantidade maior para poder fazer o mesmo efeito, geram distúrbios de comportamento.”

Além de proibir a venda da anfepramona, o femproporex e o mazindol, a Anvisa definiu regras mais rígidas para outra substância utilizada no tratamento da obesidade, a sibutramina. Profissionais de saúde, farmácias e drogarias são obrigados a notificar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária sobre casos de efeitos adversos relacionados ao consumo de medicamentos que contém esta substância.

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