Integrantes da Congada da Lapa reclamam da falta de apoio da Prefeitura Municipal

Uma das mais bonitas manifestações culturais da Lapa está perto de acabar por falta de apoio, segundo o presidente da Associação da Congada da Lapa, Ney Ferreira.

A congada chegou ao município por volta do ano de 1820 por intermédio de um gaúcho que viu na região o local ideal para a difusão do folclore. “Na época eles reuniram os negros das comunidades e começou-se a propor a congada”, conta Ney.

Os anos se passaram, mas a família Ferreira fez questão de conservar a tradição, que lutava ano a ano para não se perder no tempo. No ano de 2004 a Congada da Lapa recebeu o apoio da Petrobras e conseguiu adquirir novos materiais, mantendo viva a cultura da cidade por mais alguns anos.

Mas, atualmente a congada voltou a ser esquecida pelas autoridades locais. Segundo Ney, hoje a Associação da Congada da Lapa não recebe nenhum apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal da Lapa.

A congada conta hoje com 48 integrantes e fez sua última apresentação no dia 26 de dezembro, durante a Festa de São Benedito. E essa pode ter sido a última apresentação da história da Congada da Lapa.

Os órgãos citados na matéria não puderam se pronunciar, pois estão em recesso. Mais informações nas próximas edições.

Please follow and like us: