“Nós Somos a Lapa” promete emocionar o público no dia do Cerco

Inclusão de uma encenação de batalha e participação de diversos voluntários estende a peça que apresenta visão feminina de episódio histórico

No dia 9 de fevereiro, dentro das festividades do Cerco da Lapa, a peça “Nós Somos a Lapa” será apresentada mais uma vez ao público. Mas, em 2012 contará com a novidade da inclusão de uma cena de batalha, tendo como participação diversos figurantes, o 15º GAC AP e a União dos Tropeiros da Lapa. Este será o primeiro ano que os Tropeiros irão participar da apresentação, como figurantes, montados em seus cavalos.

O espetáculo será apresentado por volta das 10h no pátio do Pantheon dos Heroes, mesmo com chuva. Se isso ocorrer, o público estará protegido pelas tendas que serão montadas com o apoio da Prefeitura Municipal.

Você é convidado especial para assistir à peça, que terá duração média de 30 minutos e promete emocionar a todos, contando a visão feminina do episódio histórico do Cerco da Lapa. A visão das mulheres, escondidas nos porões das casas durante os dias de batalha.

COMO TUDO COMEÇOU

A partir do pedido da Secretária Valéria Borges da Silveira, que queria um espetáculo sobre o Cerco da Lapa, a então diretora do Theatro São João, Nádia Burda, montou o espetáculo “Nós Somos a Lapa”,baseando-se em texto de Betty Burda (do livro “Sou Josefa, Sou Joana, Sou Rita” – uma visão feminina do Cerco). A primeira montagem aconteceu em 9 de fevereiro de 2009, já com apoio do 15º GACAP, que disponibilizou os soldados e os uniformes históricos, assim como a participação do Sargento Rodrigo na montagem das cenas militares. Foram diversas apresentações durante o ano, promovidas tanto pela Secretaria de Cultura quanto pelo 15ºGACAP.

O nome da peça surgiu após uma sugestão de Márcio Assad, que assistiu uma peça com a seguinte fala: “Eu sou a Lapa!”. Nádia gostou da idéia e, assim, o texto de Betty Burda ganhou o nome de “Nós Somos a Lapa”.

A partir de 2010, o Sub Tenente Lino substituiu Marcos Ulick no papel do General Carneiro e o 15º GACAP começou a trazer à Lapa alunos de escolas militares conceituadas, como a ECEME, do Rio de Janeiro, e a ESA, de Minas Gerais, entre outros motivos, para apreciar a peça teatral. O espetáculo “Nós Somos a Lapa” também foi apresentado em encontro com o escritor Laurentino Gomes, promovido pela Lapinha, entre outros momento.

Em 2011, com a chegada do Tenente Coronel Chiesa, um grande incentivador da cultura, começou a surgir a idéia de uma ampliação do espetáculo, com maior atenção para as cenas de batalha. Para tanto, aconteceram espetáculos militares dentro do 15ºGAC AP, três deles dirigidos pelo Sub Tenente Lino e um dirigido pela Nádia, já visando trazer ao Pantheon cenas de batalha.

Em 2012, o espetáculo concretiza um grande sonho de todos os envolvidos, não só pela ampliação, mas pelo esforço em levar o público lapeano até o Pantheon no dia 9 de fevereiro para assistir a encenação.

Os organizadores esperam que o povo da Lapa corresponda a todo este esforço!

(com informações de Nádia Burda)

O EVENTO

No dia 9 de fevereiro, quinta-feira, haverá a Solenidade Cívica alusiva ao “Cerco da Lapa” no Theatro São João, às 9h, com mensagem do Prefeito, Paulo Cesar Fiates Furiati, e do Comandante do 15 GAC AP, Tenente Coronel Marcelo Maia Chiesa. Às 10h acontece o desfile Militar no Phanteon dos Heroes, com a apresentação teatral da peça “Nós somos a Lapa”. Prestigie!

Please follow and like us: