DIREITO DE RESPOSTA: MESAS NAS CALÇADAS

Na semana passada a Tribuna divulgou reclamação de leitor a respeito da fiscalização quanto às mesas colocadas por empresários lapeanos nas calçadas. Segundo ele, a fiscalização estaria acontecendo somente em alguns locais. O leitor enviou fotografia do Radical Lanches, que está atendendo na Rua Barão do Rio Branco. Segundo o leitor, a fiscalização também deveria verificar a atuação desta lanchonete/trailer.

O proprietário do Radical Lanches se manifestou a respeito do assunto, enviando pedido de direito de resposta. Acompanhe:

“(O trailer do Radical Lanches) está estacionado direito, conforme a lei, e as banquetas do lado de fora não estão na calçada. Estão junto a uma faixa amarela, onde nenhum veículo pode estacionar por conta da proibição da sinalização. As banquetas estão localizadas junto ao trailer, e em nada atrapalham.

O leitor que levou a reclamação à Tribuna foi muito infeliz. O Radical Lanches gera seis empregos diretos e mais de dez indiretos. O empreendimento está documentado junto à Prefeitura e não paga nada a mais, conforme foi citado, e muito menos é favorecido em algo.

O Radical Lanches sugere ao leitor citado que dê uma volta na Avenida para perceber que há mais comércios com mesas na calçada, o que não é o caso do trailer.”

-o-o-

DA REDAÇÃO

A Tribuna se pronuncia a respeito do tema, esclarecendo que, de forma alguma defende aqueles que colocam as mesas de seus estabelecimentos na calçada. A legislação deve ser cumprida, para todos. A calçada é de uso dos pedestres e qualquer empecilho (proprietários que não conservam, mesas e cadeiras ali colocadas ou veículos estacionados sobre o local) deve ser fiscalizado, multando os responsáveis.

Portanto, nesta discussão, o melhor seria se a fiscalização realmente proibisse todos os que estão agindo fora das normas, para que o pedestre fosse realmente respeitado.

Please follow and like us: