Respeito a si e aos outros

Sabemos que a ética significa a ciência da Moral e a moralidade tem como tema central o respeito. Tenho andado pensativo com relação a isso, principalmente com o respeito mútuo que se torna complexo por ter várias dimensões de relação entre os homens, todas respeitosas, mas em sentidos muito diferentes. É um direito de suma importância na sociedade, um exercício de cidadania, onde se pressupõe a última relação entre respeitar e ser respeitado.

Adquirir respeito, é respeitar as pessoas, sem ser associado à submissão, medo ou obediência incondicional na detenção do poder.

Caminhar juntos, aceitando e debatendo idéias no auxílio mútuo. Temos que excluir da nossa vida as expressões: “Sabe com quem você está falando”, “Quem você pensa que é”.

Ao dever de respeitar o outro, articula- se o direito e a exigência de ser respeitado. Certas pessoas quando estão em determinado cargo político, deixam de respeitar a si mesmos, consequentemente, faltará com respeito a outras pessoas. Falta maior desse desrespeito, é impedir que funcionários católicos frequentem, ou que vão fazer suas preces na Igreja localizada dentro do espaço do Hospital.

Por muitas vezes, testemunhamos situações em que pessoas que abandonam o que lhes poderia restar de uma boa educação, rompem com todos os outros princípios morais ao desmerecer o valor da integridade do ser humano, integridade esta que se origina desde a concepção deste e que perdurará por toda sua existência. A sadia convivência em nossos relacionamentos se constrói sobre os alicerces do respeito por aqueles que de alguma forma, exercem autoridade sobre nós.

Precisamos lembrar que com quem discordamos em opinião, ainda que fosse equivocada, são merecedores de respeito. Somente aquele que muito experimentou o amor e o respeito poderá efetivamente vive- los. Pela demonstração do respeito conhecemos a índole e a integridade do homem.

Contato: E Mail: samuelsaanhu@yahoo.com.br
Please follow and like us: