Saúde Pública é tema da Campanha da Fraternidade 2012

Com o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” foi lançada nesta quarta-feira a Campanha da Fraternidade 2012. Realizado pela CNBB, Conferência Nacional de Bispos do Brasil, o evento contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Neste ano, a campanha tem como tema a “Fraternidade e Saúde Pública”. Durante o evento, o ministro Alexandre Padilha destacou a escolha do tema pela Igreja Católica. Segundo ele, o assunto lançado durante a quaresma vai provocar o debate entre a sociedade.

“O SUS só é capaz de tomar passos decisivos que enfrentem as insuficiências do estado brasileiro, as desigualdades do nosso País e consigam aproveitar ao máximo as oportunidades que o presente e o futuro dão no nosso País, quando o conjunto da sociedade brasileira abraça a ideia de uma saúde pública para todos, como direito de todos. O esforço e a qualidade do sistema de saúde como algo que todos tem que ter direito. E tem que ser assim para o Brasil dar passos mais decisivos na consolidação do Sistema Único de Saúde”, diz o ministro.

O secretário geral da CNBB, bispo Leonardo Ulrich Steiner, conta quais as ações da Campanha da Fraternidade 2012. “Primeiro lugar o trabalho com as comunidades, levar o texto, refletir. Depois nós temos subsídios elaborados pelas vias sacras, temos subsídios elaborados para os colégios, para as escolas, nós temos subsídios elaborados para pequenas comunidades e um elemento muito importante que é o gesto concreto. No domingo de ramos nós fazemos a coleta da solidariedade. A campanha da fraternidade continua aonde nós vamos analisando os pequenos projetos que vêm e para onde são encaminhados”, declara.

O texto da Campanha da Fraternidade 2012 enumera ainda alguns desafios a serem enfrentados pelo sistema, especialmente em relação ao acesso, com a melhoria no atendimento e o financiamento da saúde.

Please follow and like us: