Esporte para melhorar o relacionamento

O Xadrez, muitas vezes não tão valorizado pela população, é muito mais do que um esporte: ensina a viver

O enxadrista lapeano Odair Lima de Oliveira, juntamente com a equipe de enxadristas da Lapa, busca valorizar o Xadrez, esporte que desenvolve várias aptidões nos participantes, inclusive sendo um excelente meio de elevar a autoestima dos jogadores e fazê-los perceber a necessidade do respeito próprio e aos demais.

Atualmente, as atividades de ensino de Xadrez acontecem no Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal da Lapa, nas segundas, terças e quintas-feiras, no período da manhã, junto ao Projeto Segundo Tempo, atendendo alunos do Colégio Estadual General Carneiro. Também acontecem aulas no período noturno, nas terças-feiras, às 19h, no Departamento, voltadas ao público em geral.

O enxadrista Odair conta que seu interesse pela modalidade começou quando ainda jogava Dama. “Eu acreditava que jogava xadrez”, conta ele, que teve como “professor” o amigo Emanuel, que o ensinou a jogar xadrez, percebendo, assim, as diferenças entre as modalidades esportivas. “Descobri que o xadrez é um jogo que ou você sabe ou não sabe, e acabei ganhando gosto pela modalidade”, explica.

O enxadrista conta ainda que acabou conhecendo outros enxadristas e aprendeu um pouco mais sobre o xadrez. Com o tempo, passou a ter espírito competitivo percebendo que o xadrez, além de jogo, não deixa de ser uma arte. “Por mais que você saiba, pode ainda assim criar a partir do que você conhece”, conta.

INCENTIVO

Mas, como qualquer modalidade esportiva, o Xadrez também precisa de incentivo para poder mostrar os talentos que se dedicam a este esporte. O agora professor Odair conta o que aprendeu com o saudoso Dr. Davi Widmer, que disse a ele em certa ocasião que “de nada adianta você aprender se não tiver onde usar”. E isto é bastante real. Hoje, os jogadores de xadrez muitas vezes se sentem desestimulados por não terem condições de competir em torneios em outras regiões.

A equipe de enxadristas da Lapa vem promovendo torneios para os participantes. Mas, quanto mais oportunidades surgirem para mostrar o que aprenderam, melhor. Em abril, o Departamento de Esportes pretende levar alguns enxadristas da Lapa para os Jogos da Juventude. Quanto a esta participação, Odair faz algumas ressalvas: “Aviso de antemão que não se pode criar expectativas quanto ao desempenho dos lapeanos nesta competição, pois são jogadores iniciantes. Mas, assim como não se pode criar expectativas, eles podem surpreender”.

Quanto ao incentivo de iniciativa privada, atualmente o grupo de enxadristas recebe auxílio da NOVACLIN. Há outras várias pessoas que ajudam ministrando aulas gratuitamente no intuito apenas de divulgar a modalidade, com o interesse de formar jogadores excelentes e com grandes potenciais. Com isso, os enxadristas mais experientes podem melhorar ainda mais o nível no jogo de xadrez.

IMPORTÂNCIA

Questionado sobre a importância do xadrez para o desenvolvimento das pessoas, Odair explica que isto é muito simples de ser percebido. “Quando você trabalha o comportamento do atleta no jogo, você pode trazer para a vida real o que está acontecendo no tabuleiro. Você mostra para o jogador que não basta jogar, é preciso seguir uma linha de raciocínio, fazer planos e não esquecer de planos alternativos. Você pode mostrar ao jogador que para cada ação existe uma reação, que no jogo o movimento que você faz afeta o movimento do adversário. Assim é em nossas vidas, decisões que tomamos ou ações que fazemos podem trazer consequências boas ou ruins. Assim como no jogo, na vida também temos alternativas para resolver nossos problemas, só precisamos parar e pensar no que está acontecendo a nossa volta”, conta.

Atualmente são atendidos em torno de 70 a 80 alunos, somente com o Odair, no Projeto Segundo Tempo. À noite, cerca de 30 enxadristas treinam junto com a equipe do Professor Orlando. “À noite os participantes não são considerados alunos, porque todos treinam de igual pra igual, procurando perceber o que precisam estudar. Assim, aquele que tem acesso ao meio de busca, leva a informação ao grupo”, explica Odair.

XADREZ NA LAPA

Se você tiver interesse em saber mais sobre o ensino e reunião de enxadristas na Lapa, ou até mesmo auxiliar financeiramente o grupo, entre em contato com os enxadristas no Departamento de Esportes da Lapa.

O Odair está no local sempre nas segundas, terças e quintas-feiras, das 9h às 12h. E o Orlando está diariamente no local e também nas terças-feiras, após as 19h.

Please follow and like us: