1ª CIPM terá novo comando

No dia 13 de abril o Capitão Hélio José Hornung assumirá o comando da Companhia de Polícia Militar, no lugar de Major Carvalho. Confira mais detalhes sobre a passagem de comando e as ações da PM sob o comando de Carvalho

Na sexta-feira, dia 13 de abril, na Secretaria Municipal de Educação, acontecerá a solenidade de passagem de comando da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM). Nesta data, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Cel. QOPM Roberson Luiz Bondaruk, e o Comandante do 4º Comando Regional de Polícia Militar, Cel. QOPM Marco Aurélio Paredes Czerwonka, estarão na Lapa para acompanhar o evento em que será dada as boas vindas ao Capitão Hélio José Hornung, que assumirá o comando do Major Valdir Carvalho de Souza.

O Major Carvalho esteve à frente da 1ª CIPM durante um ano e 23 dias e, durante todo esse período, o seu trabalho focou-se na política do policiamento comunitário, com aproximação da comunidade, dos conselhos de segurança e associações de moradores, tendo como objetivo proporcionar mais segurança à população e também atender da melhor forma possível a demanda operacional na área de responsabilidade territorial da OPM.

O então comandante da Companhia está sendo transferido para exercer novas funções junto ao Comando Geral da Corporação. Ele conta que foi convidado para assessorar o Comando Geral da Polícia Militar na criação de uma Diretoria de Direito Humanos e Polícia Comunitária, com a visão para o público interno e externo, objetivando aproximar a sociedade da Polícia Militar dentro de uma filosofia e estratégia organizacional. Esta Diretoria visa proporcionar uma parceria entre a comunidade e a Polícia Militar do Paraná.

Outra nova função do Major Carvalho será assessorar o Secretário de Segurança, através da Diretoria, na condução dos trabalhos envolvendo os movimentos sociais, os menos favorecidos, no sentido de garantir o livre exercício dos poderes estatais, a solução pacífica dos conflitos, a prevalência dos direitos humanos, a cidadania, a dignidade das pessoas e o pleno exercício dentro da visão de Polícia Comunitária.

POLICIAMENTO COMUNITÁRIO

Durante o tempo em que atuou na região da 1ª CIPM, Major carvalho deu ênfase na estratégia do Policiamento Comunitário, para atuar dentro do princípio da pro-atividade, buscando sempre a participação e o envolvimento da população na tratativa dos problemas de segurança do seu bairro ou de sua comunidade, onde todos os pequenos problemas que afligem a comunidade são priorizados e tratado a solução com a participação da comunidade em que a eficiência da Polícia é avaliada pela ausência do crime e da desordem.

“Para isso, após criterioso levantamento dos índices de ocorrências na área rural, ativei a Patrulha Rural para atuar em toda área. Inicialmente visitando as propriedades onde ocorreram delitos e, após, atuando através do cumprimento de cartão programa, com objetivo de assessorar os proprietários de áreas rurais, quanto a dicas e comportamentos de segurança para evitar os assaltos e colaborar com a Polícia Militar, prestando informações sobre qualquer situação de anormal na região, e através do serviço de inteligência, realizamos diversas prisões de quadrilhas que praticavam delitos na área rural”, conta o Major.

Segundo informações, o Major Carvalho também reforçou o efetivo da ROTAM para atuar como força de dissuasão e tropa de pronto emprego em toda a área da Companhia, realizando operações pontuais, de acordo com os levantamentos de inteligência, o que permitiu desencadear Operações de Ação Integrada de Fiscalização Urbana, com fechamento de diversos prostíbulos, que serviam de ponto para o tráfico de droga, resultando na apreensão e encaminhamento de menores e prisão de traficantes, bem como também foram realizados diversos cumprimento de Mandados de Prisão, resultado das ações integradas com apoio do Poder Judiciário e Ministério Público.

“Com apoio do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Federal e da 2ª Seção do Estado Maior da PMPR, e em resposta ao compromisso que assumi quando fui empossado Comandante desta Unidade, foquei todo o meu trabalho no combate ao tráfico de droga através do setor de Inteligência e o resultado foi muito significativo, pois apreendemos grandes quantidades de droga e tiramos de circulação família inteira de traficantes, que hoje se encontram encarcerados à disposição da Justiça”, explicou o Major Carvalho.

O resultado alcançado com as ações foi a redução do número de homicídios, o aumento do número de apreensão de armas e apreensão de uma quantidade expressiva de drogas, além de redução de outros delitos de menor potencial que também incomodavam a população na área de responsabilidade territorial da 1ª CIPM.

TROCA DE COMANDO

No período em que atuou na região da 1ª CIPM, Major Carvalho contou com parceria e a participação da população através das denúncias formalizadas através do telefone 181 (narcodenuncia), sendo que através dessas informações foi possível auxiliar o trabalho do serviço de inteligência da PM, resultando em grandes apreensões de drogas e prisão de vários traficantes que atuavam na região.

“Concito a sociedade que continue participando e denunciando a qualquer situação que tenha conhecimento e que necessite da atuação preventiva ou repressiva da Polícia Militar, através do telefone 181 que hoje recebe qualquer denúncia para ser apurada ou investigada”, afirma Carvalho.

Major Carvalho aproveita o ensejo para agradecer também aos Oficiais e Praças pela lealdade, abnegação e comprometimento institucional. “Isto proporcionou excelentes resultados nas missões que lhes confiamos, por cumprirem com esmero e dedicação as suas obrigações”, diz. “Agradeço também a imprensa pelas cobranças que me foram feitas, as quais serviram para nortear o meu trabalho e também pela divulgação dos nossos brilhantes resultados operacionais”, finaliza.

Please follow and like us: