Começou o V Festival de Cinema da Lapa

O festival conta com uma mostra de filmes de época, além de lançamentos, como o filme “O palhaço”, com o Ator Selton Mello, que estará na Lapa durante o evento.

Começou na noite de quarta-feira, dia 11 de abril, o V Festival  da Lapa. Iniciando a maratona de eventos às 19 horas foram oficialmente abertas as exposições do fotógrafo Gulherme Glück, “Memória e Imagem e  “Um Olhar Contemporâneo sobre a Lapa de Glück”Na cerimônia de abertura do Festival foram exibidos o curta-metragem das Oficinas Práticas de Realização e “A Fábrica” de, Aly Muritiba. Além da exibição dos filmes, o público assistiu ao show da Banda RadioPlay e a homenagem ao cineasta Aly Muritiba.

O longa-metragem da Mostra Competitiva “Capitães de Areia”, de Cecília Amado, exibido na noite da estréia do Festival concorre ao prêmio de melhor filme de época.

Parte do elenco do filme esteve presente na estréia do evento, que também contou com as presenças do ator Rodrigo Veronese, um dos homenageados do festival.

Na abertura do evento estiveram presentes a presidente do Instituto Histórico Cultural da Lapa, Maria Inês Borges da Silveira, o Prefeito municipal Paulo Furiati, Dr. Alípio Leal, Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia representando o Governador Beto Richa, além de diversas autoridades civis e militares e personalidades ligadas ao cinema, música e teatro.

V FESTIVAL

O festival, que teve sua primeira etapa em novembro do ano passado, agora apresenta os quatro filmes de época que competem na Mostra. “O Festival de Cinema da Lapa vem crescendo muito, a cada ano temos alcançado um público maior. Em abril, temos a alegria de exibir produções de altíssima qualidade, além da apresentação de vários curtas-metragens e de oferecermos oficinas de excelente padrão”, comemora a presidente do Instituto Histórico e Cultural da Lapa, Maria Inês Borges da Silveira.

Nas quatro noites do evento, passarão pela cidade importantes nomes do cinema brasileiro e talentos como o ator e diretor Selton Mello, o ator e roteirista Marcelo Vindicatto e o ator Rodrigo Veronese. Na noite de encerramento – em 14 de abril –, no Cine Imperial, o ator e músico paranaense Alexandre Nero, fará um pocket show de lançamento do seu novo CD. “Alexandre tem se destacado como um grande ator e é uma enorme honra receber esse artista tão talentoso no nosso festival”, declara Maria Inês.

LONGAS EM COMPETIÇÃO

Importantes produções cinematográficas brasileiras de época concorrem nesta edição. A atração de estreia do festival é o filme Capitães da Areia, de Cecília Amado, adaptação do famoso livro de Jorge Amado, cujo centenário será comemorado neste ano. Na quinta-feira (12), o público confere A Suprema Felicidade, com direção de Arnaldo Jabor e elenco composto por atores como o veterano Marco Nanini, Jayme Matarazzo, Maria Flor e Maria Luiza Mendonça.

O filme O Palhaço, com roteiro de Marcelo Vindicatto e direção de Selton Mello, será exibido na sexta-feira (13). Com Selton também no papel de um dos protagonistas, o longa traz no elenco nomes como Paulo José e Moacyr Franco.

Para encerrar o Festival, o longa Canta Maria, dirigido por Francisco Ramalho e interpretado por José Wilker, Vanessa Giácomo e Marco Ricca, será exibido no sábado (14). “São todos excelentes filmes, com grande qualidade de produção, e um trabalho de direção de arte acima da média. A expectativa é de que teremos um festival cheio de atrações nos vários campos da arte cinematogáfica”, comenta o cineasta Fernando Severo, curador do Festival ao lado de Solange Stecz.

LAPA RESPIRA CULTURA

Além da exibição dos longas-metragens que participam da Mostra Competitiva na Tenda do Festival, localizado no calçadão do Centro Histórico, serão ainda apresentados no Cine Imperial vários curtas-metragens de produção paranaense. O filme Aparecida, O Milagre, com Rodrigo Veronese no elenco, é outra atração marcada para a tarde de sábado, às 15h30.

Nos dias 12 e 13 de abril serão oferecidas duas oficinas abertas ao público. A primeira, com a temática “Fontes de financiamento para projetos culturais – Leis de Incentivo e Editais”, será ministrada por Joana Nin às 10h no Theatro São João, e trará informações sobre captação de recursos para a produção de filmes. A segunda oficina será realizada no período da tarde, às 15h, com o cineasta carioca Luiz Carlos Lacerda, que abordará o “Panorama Histórico do Cinema Brasileiro”. Para participar, os interessados devem realizar inscrição no local.

O Festival de Cinema da Lapa é uma realização do Instituto Histórico e Cultural da Lapa e Instituto Borges da Silveira, com patrocínio do programa Caminhos do Paraná, da Copel e da Sanepar, através do programa Conta Cultura, da Secretaria do Estado da Cultura do Paraná. Conta ainda com apoio da Faculdade de Artes do Paraná, da Rede Paranaense de Comunicação e da Prefeitura Municipal da Lapa.

Please follow and like us: