UnC – Mafra inicia Ciclo de Palestras em Comemoração ao Centenário da Guerra do Contestado

Na sexta-feira, dia 20 de abril, o campus Universitário da Universidade do Contestado (UnC) de Mafra recebeu o doutor Paulo Pinheiro Machado da UFSC, que proferiu a primeira palestra do Ciclo de Palestras em Comemoração ao Centenário da Guerra do Contestado.

Paulo Pinheiro Machado é pós-doutor pela Universidade Federal Fluminense e doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas. Cerca de 250 pessoas assistiram à palestra intitulada “A questão de limites e o conflito social”, que abordou as fases do conflito, a historiografia sobre o Contestado e os estudos recentes.

Para a assessora da reitoria, professora Clarice Gaudêncio, o ciclo de Palestras busca “favorecer aos estudantes da UnC, bem como a comunidade interessada, conhecer os diferentes cenários que constituem esta história que marcou a nossa região, além de reconhecer as marcas desta guerra em nossa realidade, para que assim seja possível identificar nosso potencial”. “Este é o intuito do Projeto: Centenário – Desvendando os 100 anos da Guerra, que será objeto de estudos multi e interdisciplinares no período de 2012 a 2017 e promoverá ações que articulam os aspectos científicos e culturais, visando o desenvolvimento regional”, finaliza Clarice.

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Extensão e Cultura do campus, pelo telefone (47) 3641-5527.

Confira a programação do Ciclo de Palestras:

– Dia 04 de maio: palestra com Vicente Telles, do município de Irani, sobre “História e Folclore”.

– Dia 15 de junho: palestra com Dr. Renato Carneiro Junior (UFPR), sobre “Cartografia de Romário Martins sobre o Estado do Paraná”.

– Dia 17 de agosto: palestra com Dr. Nilson César Fraga (UEL-PR), sobre “A Formação Social da região contestada”.

– Dia 21 de setembro: palestra com Dr. Alcides Goulart Filho (UNESC), sobre “A estrutura econômica da área contestada”.

– Dia 19 de outubro: palestra com Dr. Nilson Thomé (INIPLAC), sobre “A relação Capital Estrangeiro e Conflito Social Armado”.

Please follow and like us: