DETRAN realiza reunião para ouvir casos de reclamação contra clínicas credenciadas na Lapa

No dia 26 de abril, quinta-feira, aconteceu uma reunião no DETRAN, em Curitiba, com funcionários da Controladoria do DETRAN, representantes de auto escolas da Lapa, CIRETRAN da Lapa e clínicas credenciadas que atuam no município.

A reunião teve como objetivo ouvir as partes a respeito das constantes reclamações  sobre atendimento e exames realizados em clínicas na Lapa. Estiveram presentes os três representantes das auto escolas da Lapa: Julio Pierin (Auto escola Fama), Claudemir Diniz (Auto escola Adonai) e Patricia Cardoso (Auto escola Lapa), além das duas psicólogas que fazem o teste na Clinica Peritran, na Rua Treze de Maio, n.º 362, no centro da cidade.
Durante a reunião foram abordados temas como as acusações de falta de ética por parte das duas psicólogas. Elas negaram todas as acusações e apontaram como uma das principais causas do alto número de reprovações a falta de conhecimento dos alunos sobre o exame aplicado. Segundo os representantes das auto escolas da Lapa, os alunos são preparados e recebem, antes da avaliação, todas as orientações cabíveis, como o tempo  de duração e orientações como a alimentação correta antes do teste, além de técnicas para diminuir o nervosismo.
Segundo Patrícia Cardoso, diretora da Auto escola Lapa, ao final da reunião o DETRAN não constatou nenhuma irregularidade por parte da Clinica Peritran da Lapa, que continuará seu trabalho normalmente. No entanto, somente na Auto Escola Lapa, atualmente 42 pessoas não conseguem seguir no processo da Carteira Nacional de Habilitação por terem sido considerados inaptos no teste psicotécnico realizado na clínica Peritran.

ORIENTAÇÕES

 Segundo  o Diretor do CIRETRAN da Lapa, Sérgio Gurski, o teste psicotécnico aplicado pelas clínicas possui duas etapas, sendo que o DETRAN cobra taxa específica para cada uma delas. Na primeira fase é feito um exame coletivo. Caso o candidato seja aprovado, segue para o segundo exame, desta vez individual, junto com os psicólogos da Clínica. Analisando os resultados do primeiro e do segundo exame, caso o profissional de psicologia perceba que o aluno não apresenta resultado satisfatório, o encaminha para um terceiro teste. No entanto, para cada teste realizado,  o DETRAN cobra nova taxa de aproximadamente R$ 66.

 
Sobre  o fato de ser necessário pagar novas taxas a cada reprovação, o DETRAN afirmou que irá rever os procedimentos, bem como continuará a verificar a  atuação das clínicas credenciadas. A previsão é de que seja realizada nova reunião a respeito do assunto dentro de dois meses.
 
Ainda  de acordo com Sérgio Gurski, as reclamações a respeito das clínicas credenciadas não acontecem somente na Lapa. Mas, os lapeanos foram os primeiros no Estado a conseguirem uma reunião com o DETRAN para levar as  suas reclamações e serem ouvidos. A partir de agora, segundo o órgão, outras reuniões como esta serão realizadas em outros municípios.
 
Em  princípio, as clínicas credenciadas na Lapa estão regulares. Mas a fiscalização deve continuar e as pessoas que passem por algum tipo de problema devem continuar a levar as suas queixas e reclamações à ouvidoria do DETRAN, através do site www.detran.pr.gov.br.
 
E  como resultado da reunião, ficou a orientação às clínicas para que aumentem a oferta de horários para a realização das Entrevistas Devolutivas e às auto escolas para que orientem seus alunos para realizarem o exame descansados e bem alimentados.

Please follow and like us: