Destino adequado de água utilizada na leiteria é tema de Tarde de Campo na Lapa

    Normal  0      21      false  false  false    PT-BR  X-NONE  X-NONE                            MicrosoftInternetExplorer4                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

No dia 26 de abril foi realizada uma Tarde de Campo voltada à bovinocultura de leite, com o tema “Demanda de água na bovinocultura de leite”. O evento é uma parceria entre o Instituto EMATER – Unidade Municipal de Lapa, o Banco do Brasil, a Prefeitura Municipal e diversas outras instituições voltadas ao desenvolvimento da pecuária leiteira no município. A iniciativa faz parte da programação de eventos voltados ao tema Água que estão sendo realizados no ano de 2012, na Lapa..

A Tarde de Campo foi realizada na propriedade de Joel Amarante, na comunidade da Vista Alegre. E, apesar da chuva, os produtores se fizeram presentes para ouvir e participar das diversas palestras que ocorreram.

Durante o evento, o médico veterinário da Emater da Lapa, Aparecido Passarelli, palestrou sobre a demanda de água na bovinocultura de leite, abordando as necessidades da vaca para manutenção e para a produção, e as formas de captação, armazenamento e distribuição da água. A médica veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura da Lapa, Adriana Bianchini, falou sobre as formas de contaminação da água, a microbiologia e os patógenos que contribuem para a perda de qualidade do leite. Já o engenheiro agrônomo da empresa Siqueira e Agottani, Luiz Antonio de Siqueira Jr., abordou a composição química do esterco e da urina das vacas, as formas de armazenagem e distribuição do esterco na propriedade e dos impactos que esse material acarreta no meio ambiente. A agrônoma da agência local do Banco do Brasil, Andréa Ohlm, abordou as linhas de crédito disponíveis para o setor leiteiro e enfatizou a atenção que o Banco vem dando ao setor, através do trabalho de desenvolvimento rural sustentável, em andamento no município.

A produtora Maria Hendrikx fez breve relato de seus 23 anos na atividade leiteira na Lapa, falando sobre as práticas que adota visando ter água de qualidade e em quantidade, e as formas que trabalha visando dar destino adequado aos dejetos gerados em sua propriedade leiteira. A produtora também disponibilizou sua propriedade para visitas técnicas e práticas aos participantes do evento.

Please follow and like us: