Pastoral da Criança e SENAR promovem curso sobre transformação da mandioca

    Normal  0      21      false  false  false    PT-BR  X-NONE  X-NONE                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

 Na última semana aconteceu o primeiro curso do ano de 2012 oferecido pelo SENAR em parceria com a Pastoral da Criança.

A Pastoral da Criança, sabendo da importância da qualificação das líderes comunitárias através de cursos, reciclagem e oficinas, desde o ano de 2011 atua em parceria com o SENAR (Serviço de Aprendizagem Rural), instituição que tem como objetivo a formação profissional e a promoção social do homem do campo. 

Como as voluntárias da Pastoral da Criança atuam junto às famílias com crianças de zero a seis anos de idade e acompanham gestantes do município, tanto na zona rural como na urbana, a Pastoral acaba por conhecer a importância da formação permanente destas líderes comunitárias.  São elas que partilham orientações sobre saúde, educação, cidadania e nutrição durante a visita ou no dia da celebração da vida, que ocorre mensalmente nas comunidades onde a Pastoral está presente.

Os cursos oferecidos pelo SENAR proporcionam melhores condições de levar às famílias o necessário para a promoção humana e melhor qualidade de vida, em especial às crianças.

E, na última semana, o curso oferecido abordou a transformação da mandioca. Sob a coordenação da pedagoga Joelma Kapp, monitora do SENAR, integrantes da coordenação da Pastoral da Criança e do Lar e Educandário São Vicente, além de algumas produtoras e feirantes, tiveram a oportunidade de passar dois dias aprendendo e saboreando os pratos feitos através da transformação da mandioca.

Planta bastante rústica, de grande valor nutricional, a mandioca ou seus derivados, desde a época colonial, frequentam as mesas das famílias brasileiras. Deliciosos pratos foram feitos pelo grupo que pode aprender a fazer e saborear o sonho, a coxinha, o pudim, o bolo, a tapioca e tantas outras receitas a base da mandioca produzida por alguns produtores orgânicos do município da Lapa.

Diz um ditado que “Somos o que comemos”. Realmente, de um lado existem crianças desnutridas e de outro crianças e adolescentes obesos. E hoje a população está cada vez mais doente e um dos fatores disto é a má alimentação. E a Pastoral aborda aqui não só a má alimentação das famílias pobres, mas de todas. Comer bem e em quantidade suficiente é o primeiro passo para se viver bem. Sendo assim, o aproveitamento dos alimentos, a higiene e a sua produção são importantes, até para a economia familiar. Tudo isso o SENAR repassa às líderes em seus cursos, como o último ofertado no município, que trouxe novas informações às líderes comunitárias, mas também a produtoras e feirantes, o que irá garantir que a comunidade como um todo se beneficie.

Please follow and like us: