Audiência Pública sobre Turismo é realizada na Lapa

    Normal  0      21      false  false  false    PT-BR  X-NONE  X-NONE                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

Na quinta-feira, dia 03 de maio, nas dependências do Auditório da Secretaria de Educação, durante a Audiência Pública de Turismo, foram discutidas alternativas para fomentar o turismo na região. Entidades representativas do setor e do poder público integraram a reunião, entre eles o representante do Ministério do Turismo Carlos Henrique M. Sobral, juntamente com o Presidente da Comissão de Turismo da da Assembléia Legislativa do Paraná (ALEP) Dep. Anibelli Neto; o Secretário de Turismo do Paraná, Faisal Saleh; o Prefeito Municipal Paulo Furiati, o Deputado Federal João Arruda; o Sr. Carlos Stabach, Vice-Prefeito de Contenda e o Representante da EMATER, Antonio Ricardo Milgioransa.

Segundo o presidente da Comissão de Turismo da ALEP, Deputado Estadual Anibelli Neto, o objetivo das audiências públicas é descentralizar as ações do Legislativo estadual e ampliar a participação dos municípios nas temáticas e discussões sobre turismo. “No ano passado estivemos em Antonina e em Quatro Barras. Para 2012, queremos levar a comissão para mais regiões turísticas do Estado”, disse o presidente.

“A vocação de uma cidade precisa ser reconhecida. Não há dúvida que a propensão da Lapa é para o turismo”, disse o representante do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Menezes Sobral. Para Sobral, é necessário fomentar o turismo local e com a proximidade da Copa de 2014, a Lapa pode acolher um maior número de turistas. A cidade tem que se preparar, comentou.

O palestrante do evento Antonio Ricardo Milgioransa, representante da Emater, apresentou alternativas de uso do espaço rural para aumentar o turismo na Lapa. “Localidades do interior do município podem promover o turismo em áreas rurais, ainda que não possuam atividade agrícola. Lazer, ecologia e preservação ambiental são os principais pilares de atuação na área do turismo rural que se expandem em diversas atividades turísticas como: cavalgadas, ecoturismo, turismo de aventura, caminhadas da natureza, turismo histórico, religioso, entre outros”, discursou Milgioransa.

Esta Audiência Pública é muito importante para potencializar o movimento turístico na Lapa, que tem um patrimônio histórico preservado e sempre atrai os turistas. Com a criação de projetos e políticas públicas voltadas ao turismo local, a cidade só tem a ganhar e atrair cada vez mais um maior número de visitantes comentou o Deputado Federal João Arruda.

O Secretário Estadual do Turismo, Faisal Faleh, propôs ao prefeito Paulo Furiati a implantação de uma Oficina de Planejamento Estratégico com técnicos do Ministério do Turismo e entidades do setor público e privado para a construção de uma agenda positiva com planos de desenvolvimento turístico na Lapa.

Durante a Audiência Pública a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Valéria Borges da Silveira informou aos presentes a composição do Conselho Municipal de Turismo, eleito na mesma data.

Conselho Municipal de Turismo

O Conselho Municipal de Turismo é um órgão consultivo, normativo, deliberativo e de assessoramento, que congrega representantes da esfera pública e de instituições representativas dos diversos setores que compõem o segmento de turismo.

Algumas das funções do Conselho Municipal de Turismo são coordenar, incentivar e promover o Turismo no município; propor à Administração Municipal e à sociedade civil medidas de difusão e amparo ao Turismo em colaboração com órgãos e entidades oficiais especializadas; promover a articulação de toda a sociedade através de campanhas que propiciem a transformação de cada cidadão em agente da imagem turística e defensor do patrimônio cultural e ambiental do município e estimular as atividades culturais e turísticas no município.

Please follow and like us: