Dicas de Saúde

             Normal  0      21      false  false  false    PT-BR  X-NONE  X-NONE                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

ATIVIDADE FÍSICA X SONO

 

30 minutos de exercícios por dia é o suficiente para dormir bem.

A atividade física ainda diminui o cansaço e a desatenção durante o dia.

 

Pessoas que se exercitam mais dormem melhor e ficam mais atentas durante o dia, afirma estudo publicado na Mental Health and Physical Activity. De acordo com a pesquisa, feita na Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, a prática de 150 minutos de atividade física por semana (30 minutos por dia) já é suficiente para que uma pessoa obtenha tais benefícios.

Resultado

Pessoas que praticam pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada a intensa por semana melhoram em 65% a qualidade do sono, têm 65% menos cansaço durante o dia, 68% menos cãibras quando dormem e 45% menos desatenção.

 O estudo analisou 2.600 homens e mulheres com idades entre 18 e 85 anos que passaram pelo Levantamento e Exame de Saúde e Nutrição Nacional dos Estados Unidos, em 2005 e 2006. Os pesquisadores levaram em conta diversos hábitos dessas pessoas, como prática de exercícios, condições de saúde, se eram fumantes e se dormiam bem.

Aqueles que praticaram 150 minutos semanais de atividades físicas de intensidade moderada a pesada, que é a quantidade de exercício recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tiveram uma melhora de 65% na qualidade do sono.

As pessoas que seguiram essas diretrizes também se tornaram 65% menos propensas a sentirem cansaço durante o dia do que aqueles que se exercitaram menos. Além disso, os mais ativos revelaram ter 68% menos cãibras durante o sono e eram 45% mais atentos mesmo quando se sentiam cansados.

Os resultados  incentivam a prática de atividade física como uma alternativa aos remédios para melhorar o sono. Devemos sempre lembrar que o exercício físico oferece uma série de benefícios para a saúde e ainda ajuda a manter uma pessoa alerta.

As descobertas demonstraram uma ligação entre atividade física e diminuição da sonolência durante o dia, e sugere que a prática regular de exercícios pode influenciar positivamente a produtividade de um indivíduo no trabalho ou nos estudos.

               Obtenha tais efeitos, pratique saúde!

      1024×768       Normal  0      21      false  false  false    PT-BR  X-NONE  X-NONE                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

Os riscos da gordura abdominal.

A gordura abdominal é muito perigosa e letal para nosso organismo, pois dela surgem várias doenças, resistência a insulina (hormônio que regula a glicemia, açúcar no sangue), onde esta pode desencadear vários outros sintomas, como produção de substâncias inflamatórias, radicais livres (lesionam as células), acúmulo de gordura no fígado, dislipidemias, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças crônicas.

Existe uma tabela que podemos aferir a circunferência abdominal e no próprio físico da pessoa já conseguimos olhar e verificar este acúmulo.

CIRCUNFERÊNCIA                                                              ABDOMINAL    MEDIDAS  DE RISCO

 

 

Aumentado

Significantemente Aumentado

HOMENS

maior ou igual a 94 cm

maior ou igual a 102 cm

MULHERES

maior ou igual 80 cm

maior ou igual a 88 c

 

A alimentação ajuda muito a reduzir e evitar este acúmulo.

Sempre deve haver o consumo de alimentos integrais como arroz integral, cevada, centeio, trigo em grão, quinoa, frutas e verduras frescas, todos os tipos de feijões, castanhas, alimentos crus, cozidos ou assados, evitar as frituras e alimentos processados, refinados ou industrializados, refrigerantes, adoçantes, pois contém muitas substâncias químicas, gorduras e praticamente nenhum nutriente. Bebidas alcoólicas prejudicam a nutrição e podem agravar o problema.

Na gestação a mãe já deve ter estes cuidados, na introdução dos alimentos para os bebês e crianças. Assim, já se cria o hábito de uma alimentação saudável e além da gordura abdominal, evita muitas outras doenças.

Uma equipe multidisciplinar com nutricionista, médico, educador físico e psicólogo são fundamentais para um bom desenvolvimento e redução desta gordura.


 

Please follow and like us: