Assentamento inaugura escola e tem anúncio de nova unidade de ensino do IFPR

    Normal  0      21      false  false  false    PT-BR  X-NONE  X-NONE                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

Um coral de aproximadamente 30 Sem Terrinhas cantando “Não vou sair do campo pra poder ir pra escola, educação do campo é direito e não esmola”, foi o que marcou a abertura do ato político de inauguração do Colégio Estadual e Escola Municipal do Campo do Assentamento Contestado, município da Lapa no sábado, dia 2 de junho.

As 108 famílias do assentamento alcançam mais essa grande conquista que atenderá uma demanda antiga, que vem desde a época em que as famílias ainda eram acampadas, há 13 anos. A unidade educacional, que custou R$ 300 mil para a prefeitura do município, tem cinco salas de aula, biblioteca, refeitório, cozinha, sala dos professores e diretores, beneficiando diretamente 400 alunos.

Segundo Sandra Mara Maier, do setor de educação do assentamento, essa é uma conquista muito importante, porque a educação vem junto com a luta pela terra. “Sabemos que só a terra não resolve os nossos problemas, pois se não tiver a escola a gente não consegue construir um espaço de trabalho para pensar o desenvolvimento desse lugar”, explica ela.

A comunidade conta hoje com todos os níveis de ensino educacional, desde o ensino de educação infantil até a graduação em agroecologia, por meio da Escola Latino Americana de Agroecologia (ELLA). Porém, essas conquistas de estrutura e de escolarização na comunidade não foram fáceis.

“No primeiro ano de acampamento tivemos que lutar primeiro para sermos aceitos como cidadãos lapeanos, pois não conseguíamos fazer a matrícula na Lapa, daí tivemos que ir lutando até para conseguir educadores para lecionar, e agora um dos nossos desafios é veicular os conhecimentos educacionais à realidade das famílias, das crianças, pois nada melhor do que ter uma escola bonita voltada para a realidade de quem nela estuda”, conta Sandra.

 

NOVO CÂMPUS DO IFPR

Na ocasião, João Madureira, Diretor Geral do Câmpus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), anunciou que será implantada uma Unidade de Ensino Descentralizado do Instituto Federal do Paraná no Assentamento Contestado.

“Estamos ultimando os preparativos junto ao reitor Irineu Mário Colombo, que já anunciou essa decisão. A presidente Dilma Rousseff anunciou no final do ano passado que teremos 21 reformas e construções de novos Câmpus. E aqui no Assentamento Contestado teremos um. Já temos a cessão de uso da área, que hoje é de 16 mil m², mas estamos em conversa com o MST e o Incra para ampliarmos para aproximadamente 45 mil m²”, comenta.

A solenidade teve ainda a participação de Roberto Baggio, da direção estadual do MST, do prefeito municipal da Lapa, Paulo César Furiati, e de Vilma Piovezan Wille, Secretária Municipal de Educação.

Depois do encerramento do ato, as pessoas puderam conhecer a nova estrutura educacional e saborear um coquetel com produtos produzidos no assentamento da reforma agrária.

Please follow and like us: