Poucas e Boas – Edição 1702

Confira passo a passo para adquirir medicamentos para asma gratuitamente

Como anunciado no início deste mês pelo Governo Federal, medicamentos contra asma podem ser adquiridos gratuitamente em farmácias privadas, conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular, e nas farmácias populares. Quem precisar de medicamentos para hipertensão, diabetes ou asma, deve procurar uma farmácia filiada ao programa, munido de CPF, documentação com foto e receita médica. A receita deve conter o princípio ativo liberado pelo programa e estar dentro do prazo de validade (120 dias). O medicamento é retirado gratuitamente, mediante a um cadastro feito na hora.

Segundo números do Governo Federal, com a inclusão dos medicamentos, o orçamento do programa vai ser ampliado em R$ 30 milhões ao ano. Além disso, até 800 mil pacientes poderão ser beneficiados com a medida, anualmente.

A asma foi a causa da internação de 177,8 mil pessoas no Sistema Único de Saúde (SUS) – 77,1 mil do total foram de crianças de 0 a 6 anos. Ainda de acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 2,5 mil pessoas morrem anualmente, em decorrência da doença. Alergias respiratórias, como rinite e asma, atingem cerca de 30% da população no País, conforme dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai).

 

Dia do Cinema comemorado em projeto de lapeano

Dia 19 de junho é consagrado ao  dia do cinema brasileiro.  Muita gente pensa que trata-se do dia em que foi realizada a primeira sessão de cinema no Brasil, mas não é o caso. Tal sessão ocorreu em um 8 de julho de 1896, no Rio de Janeiro. A data, na verdade, destaca a ocasião das filmagens do primeiro filme nacional, Vista da Baia da Guanabara, do cinegrafista italiano Afonso Segreto, que foi rodado em 19 de junho de 1898. Para comemorar a data o Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico do Paraná (instituição que existe desde 1900), fez uma sessão especial com o projeto “O cinema conta história”, que tem a coordenação do lapeano Kallil Assad, membro do Instituto e presidente do Cineclube 13 de junho. Kallil, que atualmente trabalha na Fundação Cultural de Curitiba e cursa história, trouxe imagens históricas de Curitiba captadas por  João Baptista Groff (Curitiba, 1897 – 27 de junho de 1970), que  foi um importante fotógrafo, cineasta, editor e pintor paranaense, pioneiro juntamente com Annibal Requião do cinegrafismo no estado e também um documentário de Estevan Silveira, texto de Dalton Trivisan e narração de Ivo Rodrigues (vocalista do  Blindagem). A preleção do evento foi feita por Márcio Assad – Lapa Film Commission, que demonstrou o trabalho realizado na Lapa como uma promessa real de um polo do audiovisual Paranaense. Após as exibições Kallil moderou um debate com grande participação dos membros do instituto, da academia de letras e artistas presentes.

 

Eleição para conselhos tutelares poderá ser unificada em todo o País

A Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 3754/12 que determina a realização, num único dia, da eleição dos conselheiros tutelares em todo o país, além de garantir outros direitos. Para a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, a sanção da lei será uma conquista e um avanço para o sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), os conselhos tutelares visam garantir a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. No Paraná, são 2.065 conselheiros, que atuam em conselhos tutelares, nos 399 municípios do Estado. Atualmente cada município tem autonomia para fazer a eleição dos conselheiros pelo voto direto, em qualquer data.

O texto aprovado na Câmara prevê a escolha dos conselheiros de todo o País em data unificada nacionalmente, no primeiro domingo de outubro do ano seguinte ao das eleições presidenciais. A eleição será a cada quatro anos.

“Temos grande expectativa de que essa modificação seja sancionada, pois implicará em importante racionalização no processo de capacitação dos conselheiros tutelares, atribuição legal da nossa secretaria. Com isso, vamos poder unificar o aprendizado, bem como as capacitações em todo o estado. Será possível aprofundar os conteúdos e garantir um comprometimento maior dos conselheiros”, afirma Fernanda Richa.

 

Paraná confirma mais três mortes por gripe A

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou na segunda-feira, dia 18 de junho, mais três mortes por gripe A (H1N1) no Paraná. Os casos foram registrados nos municípios de Curitiba, Cornélio Procópio e São Mateus do Sul. Desde o início do ano o Estado contabiliza cinco mortes – uma delas de um paranaense que adquiriu a doença e morreu no Nordeste do País.

O aumento no número de casos de gripe A nos últimos dias coloca o Paraná em alerta. Dos 64 casos confirmados este ano, 36 foram registrados no mês de junho. A situação de estados vizinhos – como Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul – também é preocupante. Santa Catarina já confirmou 268 casos e 21 mortes este ano.

MEDICAMENTO

A Secretaria da Saúde recomenda que todas as pessoas que apresentarem febre, associada a tosse ou dor de garganta, sejam encaminhadas imediatamente para uma unidade básica de saúde. “Se o caso for classificado como suspeito de gripe o médico deve receitar o medicamento Oseltamivir, mesmo sem a confirmação por exames laboratoriais”, afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. O medicamento age contra os tipos de vírus Influenza mais circulantes no País e evita o agravamento do quadro clínico do paciente.

O Governo do Estado oferece cerca de 2 milhões de apresentações do Oseltamivir para toda a rede pública de saúde do Paraná. Por determinação do secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, desde a última sexta-feira (15) os hospitais da rede privada que atendem casos de urgência e emergência também estão recebendo o medicamento.

PREVENÇÃO

Além da vacinação, há formas simples de se prevenir contra a gripe e outras doenças respiratórias. A Secretaria da Saúde recomenda que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão. Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente.

A secretaria prepara ainda materiais educativos sobre as principais formas de prevenção e orientações quanto aos casos suspeitos de gripe. O material será distribuído para todos os municípios nas próximas semanas.

SALA DE SITUAÇÃO – A partir desta semana, a sala de situação da Secretaria da Saúde, que antes monitorava apenas o comportamento da dengue no Estado, passa a acompanhar também a gripe nos municípios. Toda segunda-feira será divulgado um boletim detalhado sobre o panorama da doença no Paraná.

Até agora todos os casos de gripe A (H1N1) estão concentrados em 21 municípios do Estado: Matinhos (4), Paranaguá (4), Campo Largo (2), Colombo (1), Curitiba (24), Fazenda Rio Grande (1), Pinhais (2), Piraquara (1), São José dos Pinhais (2), Ponta Grossa (6), Guarapuava (1), São Mateus do Sul (1), Pato Branco (1), Francisco Beltrão (2), Cascavel (1), Juranda (1), Astorga (1), Maringá (3), Sarandi (1), Cornélio Procópio (1), Tibagi (5).

Na quinta-feira foi realizada videoconferência com os diretores e equipes das regionais de saúde para atualização dos procedimentos adotados pelo Governo do Estado.

Please follow and like us: