Café com Coach – Amado ou tolerado?

Amado ou tolerado?

Olá, amigo leitor! Conte-me as boas novas de como foi você elevar os seus padrões, conforme conversamos no artigo de semana passada? Lembre que cada artigo vai munindo você com ferramentas, e essas ferramentas têm um objetivo definido: Apoiar seu crescimento! Lembre sempre disso!

Fechando o parêntese de semana passada sobre a Assertividade, quero continuar nossa reflexão sobre os medos básicos que minam a confiança de nós, seres humanos. Já vimos o medo da pobreza e o da crítica. Agora quero entrar no Medo de Perder o Amor de Alguém.

Esse é o tipo de medo que tem levado milhares de pessoas aos tribunais para que seja discutido como será o divórcio. É incrível que hoje vemos casamentos de “gente famosa” que duram muito pouco. O ponto é que esse tipo de comportamento faz com que as pessoas tenham as atitudes mais lamentáveis.

Vamos analisar um pouco mais de perto. Pense comigo o seguinte: todo o ser humano sempre atuará em grupo, seja ele na sociedade ou em pequenas sociedades, como acontece no caso das empresas com administração familiar. E o amor aqui significa o respeito e o acreditar, como em um casamento. Aliás, vamos ser bem francos! Uma sociedade empresarial é, na verdade um casamento. Veja só, os casos de conflitos que surgem em uma empresa são bem parecidos com um problema conjugal. Brigas por causa de “eu faço demais e você de menos” ou “estamos ficando sem dinheiro e isto está nos afetando” ou, ainda, “eu faço, faço, faço e tu não valoriza nada de que vem de mim”. Por aí vai. 

Agora, o que é importante aqui, para vencer esse medo, é o RESPEITO e ACREDITAR. Respeitar significa que você, acima de tudo, deve entender o seu próximo, seja ele seu parente ou não, e ver que em essência ele é bom. Os erros vão acontecer, sejam graves ou não. A bondade é uma energia que circula no universo e está na ordem do cosmo. Afinal, na Bíblia por exemplo, não é a toa que está escrito: “e viu Deus que era bom”. E quando eu trago isso para a realidade, vejo que instala o respeito quando se há ordem, ou seja, um sistema com regras claras, definidas, onde cada um faz sua parte. E isso se equilibra no acreditar, afinal quando alguém está junto conosco, acreditamos que ele vai agregar algo. Com toda essa química passamos a ter uma atitude mais formativa do que punitiva. Precisamos formar as pessoas, ajudar a formar o marido, a esposa, o filho, o colaborador, o líder e, quando tomamos essa postura mental, começamos a perder o Medo de Perder o Amor de Alguém. E sabe o que o geralmente acontece? Nos tornamos pessoas realmente amadas e, não, toleradas. Olhamos para o próximo como alguém igual a nós. Você tem sido amando ou tolerado?

Faz sentido para você?

Até a próxima semana!

Abro também um canal para você, meu amigo leitor, conversar comigo caso necessite. Você pode mandar um e-mail para jornal@professoralessandro.com.    

                

Please follow and like us: