O Cursilho, o cursilhista e o Ano Jubilar

Na atualidade, alguns temas têm preocupado a sociedade como um todo, mobilizando a maior quantidade de pessoas em defesa de algum tema. Neste momento, os cristãos se não estão, devem começar a ficar preocupados com a família e por consequência, com a natureza. Em Gênesis 1,1, Deus criou o Céu e a Terra e em Gênesis 1,26 e 27, Deus criou o Homem e a Mulher e, em Gênesis 1,28, disse: “Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra…”. Naquele momento, Deus estabeleceu a família para cuidar da sua bela obra, a natureza. Mais tarde as Constituições do mundo inteiro, acompanhando a Igreja, passaram a reconhecer a família como sendo a base “célula mater” de sustentação da sociedade e, hoje, mais do que nunca, as preocupações se voltam para o meio ambiente. 

O MCC

E não poderia ser diferente, para um Cursilhista, que antes de sair do CUR, disse “sim” a Jesus e Maria. E, ao dizer “sim”, aderiu à família de Deus como sua sustentação. O MCC surgiu como resposta aos que andavam afastados da Igreja e mesmo aos que já estavam em atividade, cientificando que o Cristão deve se comprometer com os ensinamentos de Cristo, utilizando seus dons e talentos, assim como o seu carisma, para ser sal e fermento no mundo.

O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) é um movimento laical sem se afastar e nem divergir dos ensinamentos e orientações de Jesus pela Palavra e da Igreja, sendo um “voluntário” de Jesus e Maria na “busca de cristãos batizados e afastados da Igreja, para inseri-los nas atividades de evangelização – ação para justificar a fé”, sem, no entanto, esquecer daqueles cristãos que já desenvolvem atividades Pastorais ou Catequéticas. No tempo em que o Movimento de Cursilhos de Cristandade comemora cinquenta anos de existência no Brasil, os Cursilhistas, comprometidos com Jesus e Maria, devem se disponibilizar, como sempre estiveram disponíveis, e, com isso, desenvolver seus Dons e Talentos, colaborando com a Coordenação do Movimento e com as Pastorais para realizar uma ação concreta (a fé – oração – sem ação, nada vale), dizendo “sim” aos chamados de Jesus e Maria em benefício da comunidade (religiosa e leiga). As reuniões “ultréyas” são realizadas sempre na última sexta-feira do mês, às 20h, com o seguinte calendário:

– Agosto:II Faxinal;

– Setembro: Santa Terezinha (Vila do Príncipe);

– Outubro: Carqueja;

– Novembro: não há Ultreya;

– Dezembro: dia 7 – Ultreya de Natal – Santa Terezinha.

Agentes das Pastorais, participem das Ultreyas para informar de que maneira os Cursilhistas e suas famílias podem colaborar.

Cursilhistas, participem das Ultreyas! Shalom!

-o-o-

Na próxima edição você confere mais informações sobre o Carisma no MCC. Não perca!

Please follow and like us: