O Papel do Vereador – Coluna Edson Sá

Tão importante quanto a eleição do prefeito é a do vereador. Um voto mal dado poderá também resultar em quatro anos de atraso.

A chamada teoria da separação do Poder Político proposta por Montesquieu ao moderno Estado Francês, é extremamente salutar. Isso quando um desses poderes não atropela o outro.A administração Pública, antes da Revolução Francesa de 1789, estava concentrada nas mãos do rei, do soberano/ mandatário. 

A maior contribuição que esse movimento trouxe ao processo democrático foi a de garantir a independência dos chamados Poderes da República: Executivo – Legislativo Judiciário.

O eleitor/cidadão/contribuinte quer um executivo operoso, sério, honesto, fiscalizado por um Poder Legislativo/Câmara Municipal independente e que legisle/faça leis em favor do povo em geral. Não de grupos, de “mensaleiros“. No outro vértice deve estar um Poder Judiciário absolutamente independente para julgar os desvios, os malfeitos.

Nesse particular, o Judiciário brasileiro tem oferecido segurança jurídica à nação. É o caso do julgamento do processo do mensalão” do PT. O ex-candidato a Governador pelo Paraná em 1990 e ex Diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizolatto, começou a ser julgado pelo desvio de mais de 40 milhões de reais dos cofres públicos. Parece que desta vez, ao invés de pizza”, o que está “assando é a batata dos mensaleiros corruptos.

Na Lapa, a nossa Câmara Municipal tem demonstrado elevado espírito público. O Prefeito Paulo Furiati teve aprovados pela Câmara todos os projetas de interesse do município. uma salutar relação republicana entre o poder executivo e legislativo na Lapa. O que prevalece é o interesse dos lapeanos. A prova disso foi a aprovação do novo digo Tributário da cidade proposto pelo Prefeito. Esse instrumento legal tem sido a ferramenta de vital importância para garantir a arrecadação justa de impostos para a execução das obras e projetas do município.

Os atuais nove vereadores integrantes da nossa Câmara, Lilo, Acir do Sindicato e Purga apóiam Furiati à reeleição. Célio, Juquinha e Dango estão com Leila. Carlinhos, João Renato e Casturina estão coligados na candidatura desta. São adversários na eleição. Mas aprovaram por unanimidade, sem vetos, o projeto de lei do novo Código Tributário Municipal.

Trata-se de um grande avanço do nosso Poder Legislativo. Bem ao contrário da maioria dos vereadores de Curitiba que abdicaram de servir ao povo para “se servirem.

 SARMÔRA: O saudoso Dr. David Wiedmer Neto, brilhante advogado e professor de Geografia do Col. General Carneiro, quando ia ao Tribunal de Justiça em Curitiba se utilizava dos ônibus da Lapeana. Elias Assad, carinhosamente chamado de turco Elias“, hoje Dr. Elias Assad, nosso decano da advocacia, fazia suas compras no CEASA do Portão. Possuía um caminhão Ford 350 com o qual transportava as mercadorias. Dizia aos quatro ventos que fazia o trecho PortãoTrevo da Lapa em no máximo 40 minutos. Sua fama era de recordista de velocidade. Certa vez, antes de retornar para a Lapa, por volta das 16 horas encontrou-se com o Dr. David nas imediações do Cartório do Portão. Gentil como sempre, Elias ofereceu carona ao Dr. David. Este apesar da fama de às do volante do Elias, aceitou. Isto porque teria de aplicar uma prova às 19horas no Colégio General Carneiro. Quando pararam em Contenda para abastecer, o Dr. David desceu do caminhão dizendo que precisava comprar cigarros. Só que fez trajeto diferente. Pelo retrovisor, Elias viu o Dr. David se dirigindo para o ponto de ônibus da lapeana. Fugiu da carona. Dias após, numa roda de professores do Colégio General Carneiro confessou: “esse turco Elias é louco. Quase borrei as calças de medo. O homem andava a 140KM por hora“.

 

Email: edsonsa.advocacia@hotmail.com

Please follow and like us: