Projeto de Requalificação Urbana é realizado na Lapa

O projeto prevê revitalização urbana no centro, visando o aproveitamento e valorização do espaço sem comprometer as casas históricas.

 Trânsito. Não só na Lapa, mas em todo o Brasil esse tem sido um dos maiores problemas urbanos. Porém, não bastasse a necessidade de se criar nova concepção sobre o uso de veículos e a criação de vias e meios de transporte adequados, a Lapa tem como dificuldade maior ser uma cidade histórica, que não foi projetada para receber uma grande circulação de veículos. Com ruas estreitas e centro histórico de 14 quarteirões o município sofre com o crescimento do trânsito que parece não ter fim.

Por isso, está sendo implantado no município o Projeto de Requalificação Urbana, que tem como foco principal a proteção e valorização do patrimônio

cultural edificado e urbano. O projeto que futuramente será implementado englobará os aspectos de desenho e mobiliário urbano, paisagismo, previsão do embutimento da fiação elétrica, iluminação pública e iluminação de realce.

A primeira etapa do projeto já foi concluída e consistia no “Plano de trabalho”. No dia 31 de julho aconteceu a primeira reunião entre a empresa Traço Cultural, executora do projeto, e a equipe de acompanhamento, formada pela Prefeitura Municipal da Lapa, CPC-SEEC e IPHAN – Superintendência Estadual do Paraná. No mês de agosto teve início a segunda etapa do projeto, que consiste no “levantamento de dados”. Foram realizadas pesquisas com o objetivo de levantar informações pertinentes ao projeto, como o número de carros que trafegam pelo centro da Lapa em determinados horários e o mapeamento de pontos críticos no que se refere aos aspectos de engenharia e de sinalização de tráfego. Por isso, podiam ser vistos durante o mês pessoas fazendo a “contagem” de veículos em vários pontos do centro histórico.

Após esta fase, acontece a análise de dados e o estudo preliminar, para então ser realizado o projeto básico e o projeto executivo.

 

SOLUÇÕES

Com o projeto, serão avaliadas algumas modificações com o intuito de melhorar a urbanização. A intenção é realizar estudos para:

– limitar o acesso de tráfego pesado no Centro Histórico;

– estudar um contorno viário ao redor do Centro Histórico para desvio de

tráfego pesado;

– criar tipologias viárias no Centro Histórico, propondo vias com estacionamento, vias sem estacionamento, vias de pedestres e ciclofaixas; de modo a melhorar a mobilidade no centro histórico;

– reformular a disposição de vagas de estacionamento no Centro Histórico, visando o bom aproveitamento do espaço sem comprometer a visibilidade dos principais espaços e imóveis tombados;

– propor estacionamento rotativo na área central e estacionamento de ônibus de turismo na área periférica do Centro Histórico;

– propor acessibilidade nos passeios do Centro Histórico de acordo com as normas de acessibilidade;

– propor padronização do calçamento conforme existente no local;

– propor iluminação pública e iluminação de realce em sete imóveis tombados;

– propor mobiliário urbano, sinalização viária e turística.

Pelo caráter histórico, de preservação e ainda pelo potencial turístico, o centro histórico da Lapa se apresenta como merecedor do projeto e se mostra atualmente carente de ações de valorização dos seus espaços públicos e edifícios. Portanto, para o desenvolvimento dos projetos, se mostra imprescindível a interação entre as propostas de desenho urbano, as soluções para o tráfego, além do projeto de paisagismo, de iluminação, de sinalização viária e de mobiliário urbano.

 

AUDIÊNCIA

Para o Projeto de Requalificação Urbana do Centro Histórico da Lapa foi definida a realização de uma Audiência Pública, prevista para acontecer após a entrega e aprovação do Diagnóstico e Estudo Preliminar.

Nesse momento serão expostos os problemas e potencialidades do contexto do município, relativo às questões pertinentes do projeto, além de identificar outras demandas e expectativas através da participação da comunidade. Será ainda apresentada a configuração inicial das soluções propostas para os Projeto de Requalificação Urbana do Centro Histórico da Lapa, projetos específicos, que caracterizam o Estudo Preliminar, buscando apreender a assimilação da comunidade com relação às propostas, sua aceitação ou rejeição, visando o desenvolvimento mais democrático do projeto.

Se tudo acontecer dentro do prazo estipulado, em fevereiro de 2013 o projeto estará finalizado e poderá ser colocado em prática. 

Please follow and like us: