O Carisma do Movimento do Cursilho da Cristandade

Em continuidade ao texto trazido na edição anterior da Tribuna Regional, agora será abordado o tema “carisma” dentro do Movimento do Cursilho de Cristandade (MCC). Assim, também aqueles jovens que retornaram de Santiago de Compostela não satisfeitos com a peregrinação, tendo recebido o sopro do Espírito Santo, entendiam que deveriam continuar a caminhada. Desta maneira teve inicio o Movimento do Cursilho de Cristandade.

A isso chama-se Carisma que o MCC recebeu de Deus, por meio de uma nova linguagem e vivência testemunhal, onde se atualizariam as verdades cristãs.

Graças à cultura contemporânea que privilegia a subjetividade resgatando a riqueza e a potencialidade interiores da pessoa, é também possível que desde o tempo dos Apóstolos nunca se tenha falado tanto de carisma ou apalpado tão concretamente essa divina realidade como nos tempos atuais. Fica claro, portanto, que os cristãos deste início do Terceiro Milênio, ao mesmo tempo em que são distinguidos pela ação toda especial do Espírito Santo, assumem uma responsabilidade ímpar perante Deus, perante a Igreja e perante a história.

Entretanto, para muitos não fica bastante esclarecido o conceito de carisma e sua prática na Igreja. Não são poucas as vezes nas quais se confunde carisma (força ou dom conferido por graça divina – qualidade especial) com veleidades pessoais (vontade imperfeita, hesitante, fantasia) atribuindo-se ao Espírito Santo toda sorte de invencionices e exageros delirantes. Por isso, deve-se tomar muito cuidado com os discursos proféticos no rádio e na televisão. Na próxima semana, mais informações sobre a comemoração ao ano jubilar do Cursilho.

-o-o-

A programação do Ano Jubilar, além de contar com as reuniões semanais e Ultréyas nos dias 14 e 16 de setembro, terá o 10º Cursilho de Homens nos dias 26 a 28 de outubro e o 10º Cursilho de Mulheres nos dias 02 a 04 de novembro. Seja um cursilhista você também!

Please follow and like us: