O festival tem como objetivo destacar as produções que foram realizadas na Lapa na área audiovisual.
Homenagear a Lapa e os lapeanos pelo importante trabalho que vem sendo desenvolvido na área do audiovisual, esse é um dos focos da “Mostra da Primavera”, evento que acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro e dará destaque às produções realizadas na histórica cidade, que tem sido cenário para filmes, fotos publicitárias, vídeos clipes, curtas, médias e longa metragens.
Segundo Márcio Assad, coordenador da Lapa Film Commission, uma das “janelas” mais importantes para a visibilidade desse trabalho que vem sendo realizado na Lapa são os episódios dos “Causos e Causos” da Revista RPC, pois além de ir ao ar nas emissoras filiadas à Rede Globo no Paraná, esses trabalhos têm dado a oportunidade da participação de centenas de lapeanos nas gravações.
“Desde a pesquisa histórica, argumento, pré-produção e produção, como nas filmagens em si em frente e por trás das câmeras, nossa população tem trabalhado com vontade e intuito de transformar a cidade em um polo de produção e difusão de audiovisual”, diz Assad, que conta que a abertura da mostra será no dia 21 de setembro, às 19h, no Theatro São João.
Na abertura acontecerá a pré-estreia do curta “Uns braços”, recentemente gravado na cidade. Também na abertura será entregue o troféu “Tropeirito” à RPC – TV pelo relevante incentivo ao audiovisual lapeano e paranaense através da Revista RPC. No dia 22 será a vez da exibição dos episódios dos “Casos e Causos” gravados na Lapa (Rosa: A solteirona, Alma Penada, Menina de tranças e a premiadíssima minissérie Amor em tempos de Guerra – em quatro capítulos).
Haverá também durante o evento a exibição de diversos curtas metragens.
Marcio Assad destaca que, segundo avaliação de cineastas, publicitários e realizadores da área do audiovisual, a Lapa está demonstrando grande capacidade como polo de produção pela maneira não cartesiana com que está trabalhando o setor, ou seja, da forma mais abrangente possível, sem privilegiar um ou outro segmento do audiovisual. Da fotografia a videoclipes, da publicidade ao cinema, a Lapa, segundo os especialistas, está fazendo seu “dever de casa” e as perspectivas para o futuro são as melhores possíveis.