Capoeira

Atividade mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.

Melhora equilíbrio, flexibilidade, resistência e força muscular.

 

Desenvolvida no Brasil pelos negros escravos, a capoeira se tornou hoje um movimento que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. Além disso, a atividade também traz vários benefícios para o corpo, como melhora do equilíbrio, flexibilidade, resistência e força muscular.

A capoeira também beneficia a capacidade cardiovascular e respiratória, além de aumentar o condicionamento físico. Ao praticar seus movimentos ao som do berimbau, diminui-se o estresse, tensão e fadigas. Por deixar o corpo mais flexível, a capoeira com isso melhora a postura, dando ao corpo um correto alinhamento. Durante a prática, a pessoa pode se levantar, abaixar, esquivar, girar e chutar.

A capoeira também fortalece a musculatura do abdômen, o famoso core (que é o centro da força, composto por 29 pares de músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar), permitindo que essa região sustente melhor a coluna, evitando dores nas costas.

Com a ginga, os golpes e as acrobacias da capoeira, os adeptos vão ganhando fôlego e saindo do sedentarismo. Também melhora-se o ritmo, a coordenação motora e a socialização, pois os movimentos são acompanhados de berimbau, e os cantos realizados em grupo.

Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem e devem praticar capoeira, pois esse tipo de atividade traz muitos benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.

E lembrando: consulte um médico antes de iniciar a prática de exercício físico e busque a orientação de um profissional de Educação Física, que também atua na capoeira.

Um abraço aos meus colegas, professores de Capoeira: Cleiton de Abreu, Valderi de Abreu e Elaine Esmaela, que realizam um excelente trabalho com seus jovens valores.

Pratique Capoeira!!!

Please follow and like us: