O que você tem a ver com corrupção?
Ações do Movimento Paraná Sem Corrupção começam a ser desenvolvidas nas escolas da Lapa. Alunos participantes concorrem a prêmios.
O Ministério Público da Comarca da Lapa, juntamente com escolas, Associação Comercial e Industrial da Lapa (ACIAL) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção Lapa, está promovendo ações de conscientização sobre a corrupção em escolas de Lapa e Contenda. A ação faz parte do Movimento Paraná Sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná iniciada em maio de 2012 que pretende envolver toda a sociedade no combate à corrupção. O propósito é promover o combate à corrupção e disseminar uma cultura baseada na dignidade, na honestidade, em princípios éticos, na participação social e no exercício pleno da cidadania. Esse Movimento para a cidadania inicia pela educação. Em 2012, ano eleitoral, o foco das ações está voltado à comunidade escolar.
A parceria entre os participantes na Comarca da Lapa foi firmada em 29 de agosto, dia em que foram definidas as datas que seriam realizadas as palestras a respeito do assunto para os alunos do ensino fundamental e médio dos colégios São José, CAIC, General Carneiro e Escola Manuel Antonio da Cunha (Polivalente), na Lapa, e Colégio Miguel Franco Filho, de Contenda. Nos colégios, antes mesmo de acontecerem as palestras, o grupo docente preparou os alunos, explicando a eles de que forma a corrupção acontece na escola, no trabalho, enfim, em pequenas atitudes rotineiras.
As palestras, na Lapa, aconteceram na quinta-feira, dia 20 de setembro, proferidas pelos Promotores de Justiça da Comarca (Antonio Juliano Souza Albanez, Diogo Cesar Porto Silva e Maristela Schneider), com apoio da OAB – subseção Lapa e OAB – Paraná, e ACIAL. Já em Contenda as palestras estão previstas para acontecer no dia 26 de setembro, quarta-feira, durante o dia todo, também com a participação dos Promotores de Justiça e demais envolvidos.
NO DIA-A-DIA
Durante as palestras os Promotores de Justiça explicam aos alunos que a corrupção está muito mais próxima de suas realidades do que eles imaginam. Ela pode ser configurada, por exemplo, quando o aluno “cola” em uma prova, falsifica a assinatura do pai no boletim escolar, ou quando leva vantagem sobre o outro prejudicando os demais.
Os alunos também assistem a um vídeo demonstrando que, muitas vezes, as pessoas agem de forma corrupta, mas não acreditam que possam ser classificadas como corrompidas.
Ao final das palestras, o pedido é que todos se tornem disseminadores da informação, da busca pelas atitudes éticas, corretas, em sua rotina, levando isso para os pais, colegas e familiares. Também é feita abordagem sobre o problema da corrupção quando atinge o poder público, as conseqüências para toda a população.
CONCURSO
Após a explanação do assunto, os alunos são informados sobre o concurso que está sendo realizado. Os estudantes do ensino fundamental são estimulados a produzir charges sobre o tema. Já os alunos do ensino médio poderão participar escrevendo redações sobre o assunto. A partir disso cada escola selecionará os três melhores trabalhos por categoria, que serão encaminhados para uma comissão avaliadora que irá selecionar as três melhores redações e as três melhores charges entre todas as escolas participantes. Os ganhadores receberão prêmios oferecidos por empresas associadas à ACIAL, que são: um curso de assistente jurídico ou de informática (oferecido pela Pet Cursos); um tablet (oferecido pela ACCW); e um celular (oferecido pela Relochaves São José). Além da premiação, a ACIAL, através da empresa Comunicarte, forneceu cinco mil folders explicando a campanha e divulgando as empresas que fornecerão os prêmios.
A data da entrega dos prêmios e divulgação dos classificados ainda será divulgada.
PÚBLICO ATINGIDO
O trabalho realizado nas cinco escolas participantes irá atingir aproximadamente cinco mil alunos. Além disso, a ação está sendo divulgada na Tribuna Regional e também através da Rádio Legendária, emissora que divulgará entrevista com o Promotor de Justiça Dr. Antonio Juliano Souza Albanez no dia 25 de setembro, às 7h30min, e com o Promotor de Justiça Dr. Diogo Cesar Porto Silva no dia 2 de outubro, no mesmo horário.