CONHECENDO O CURSILHO

O Carisma do Movimento do Cursilho da Cristandade (parte II)

 

O Movimento de Cursilho da Cristandade se vale de um conceito emitido no II Encontro Nacional dos Movimentos e Associações e Pastorais, por Lucia Pedrosa de Paiva: “O carisma, dom concedido gratuitamente pelo Espírito Santo a uma pessoa ou grupo de pessoas ou a uma instituição, constitui-se em nota fundamental da identidade de um movimento ou organização eclesial. É o carisma que identifica este ou aquele movimento, deixando clara a sua finalidade e definindo seus objetivos concretos. Digamos que o carisma é a alma, o coração do movimento e seus objetivos são o corpo que o concretiza. Caso não se tenha o dom do Espírito, o carisma, os objetivos serão sempre objeto de interpretações subjetivas que, normalmente, ocasionam divisões e desentendimentos.”

O carisma é, além disso, o inspirador da espiritualidade específica dos movimentos ou organizações eclesiais. Ainda que a espiritualidade seja um único foco de luz que ilumina toda e qualquer instituição eclesial, cada uma delas possui uma nota característica que determina sua função no Povo de Deus e nas circunstâncias históricas. Por exemplo, no tempo em que viveu São Francisco de Assis, a Igreja necessitava de um testemunho radical de pobreza e despojamento. E ainda hoje. Assim, a espiritualidade franciscana é uma espiritualidade de desapego e entrega total aos marginalizados e excluídos. Da mesma forma, marcas de espiritualidade características a gente encontra nas instituições eclesiais. O Dalai-Lama diz que “espiritualidade é tudo aquilo que muda você por dentro”. Nessa linha e continuando a lembrar São Francisco de Assis, aquilo que mudou ”por dentro” foi a palavra daquele Crucifixo que o convocou para “reconstruir a sua igreja”. Mais tarde ele compreendeu que não se tratava de reconstruir a pequena capela de São Damião e sim, a Igreja presente na história. Compreendeu que, para executar a missão que Deus lhe havia confiado precisava viver a “espiritualidade da pobreza absoluta”. E, como no caso de São Francisco, outras ordens religiosas, associações e movimentos eclesiais…

-o-o—

Na próxima edição o Movimento de Cursilho da Cristandade traz mais informações sobre tema, em comemoração ao Ano Jubilar. 

Please follow and like us: