Trabalhadores entram em greve por dois dias na empresa Biodiesel da Lapa

No dia 24 de setembro os trabalhadores da Intecnial, empresa terceirizada responsável pela construção da Potencial Biodiesel, na Lapa, entraram em greve reivindicando melhorias no trabalho.

A principal reclamação dos grevistas é de que os trabalhadores estão sendo obrigados a exercer funções para as quais não são especializados, não conferindo com os seus registros trabalhistas. “A empresa só tem um lixador registrado com carteira assinada. A maioria dos funcionários está registrada como Ajudantes de Construção Civil, mas muitos são obrigados a fazer o trabalho de lixador, recebendo o salário de ajudante. Já aconteceram casos de funcionários que cortaram o dedo trabalhando com a lixadeira, porque não possuem experiência em trabalhar com isso e nem são oferecidos cursos especializados de lixador”,relata um dos funcionários que aderiu a greve e não quis se identificar.

Outra reclamação dos funcionários, que são em maioria de outros Estados do Brasil, é de que a empresa está demitindo muitos trabalhadores dias antes de completarem os três meses de experiência. Assim, a empresa registra uma quebra de contrato, tendo despesas menores.

A empresa Intecnial, que é responsável pela fabricação e instalação de bens industriais da Potencial Biodiesel, conta hoje com 300 funcionários na Lapa e tem como prazo final para a entrega das obras o dia 30 de novembro.

 ACORDO

Depois de dois dias de reuniões entre os grevistas, representantes das empresas Intecnial, Potencial Biodiesel, e o Sindicado dos Trabalhadores, foi confirmado o fim da greve. Os funcionários voltaram às suas atividades no dia 26 de setembro.

Segundo Luis José Meira, Gerente Administrativo e Financeiro da Potencial Biodiesel, a empresa sempre esteve acompanhando a situação e cobrando para que o problema fosse resolvido o quanto antes. “Acompanhei todas as reuniões para que o processo fosse agilizado e o trabalho voltasse ao normal. No fim, tanto a Intecnial quanto os trabalhadores e Sindicato cederam e as partes chegaram a um acordo”, conta Meira.

Please follow and like us: