Bate Papo Informal – Edição 1718

Compromisso com a verdade, sempre

 Desde a sua fundação, em 1976, o Jornal Tribuna Regional se destaca pelo compromisso de sempre munir os leitores com notícias e publicações que os permitam terem uma visão ampla, sempre baseada em fatos, como foi o caso da edição 1717 da Tribuna, quando divulgamos o resultado da pesquisa realizada pela empresa Radar Inteligência, feita a pedido do contratante Flávio Wolf (registrada no Tribunal Superior Eleitoral, TSE, sob o número PR-00450/2012, tendo como data de coleta de dados o período de 30 de setembro e 1º de outubro de 2012, com margem de erro de 3,9 pontos percentuais, sendo entrevistados 420 eleitores).

A divulgação da pesquisa gerou grande discussão no município. Até porque o resultado dos votos nas urnas foi diferente do apontado pela Radar Inteligência Ltda. Por conta disso, alguns leitores (e eleitores) questionaram a credibilidade do jornal.

Mas, cumprindo o nosso dever, mostramos alguns fatos relevantes que precisam ser ponderados e analisados pelos nossos leitores, antes de qualquer julgamento a respeito da credibilidade do meio de comunicação.

Primeiro, é preciso esclarecer que o jornal sempre teve seu espaço aberto a todos os grupos políticos, demonstrando a imparcialidade partidária e compromisso com os leitores em mostrar as situações, permitindo que os mesmos divulguem suas informações. Foi o que aconteceu durante a campanha política de 2012. Como a Tribuna não contratou pesquisa de nenhuma empresa, ficou a disposição para a divulgação do resultado das que haviam sido registradas.

E, até o fechamento da edição 1717, o único resultado que foi repassado à redação foi o divulgado, ou seja, da empresa Radar Inteligência Ltda.

Segundo: outro ponto a ser analisado pelos leitores é que sempre, em qualquer pesquisa, independente da empresa contratada, se trabalha com determinada margem de erro. Isto é um fato sempre apresentado por todos os meios de comunicação, onde até considerando a margem de erro ocorrem os chamados empates técnicos. Infelizmente, em grande parte, essa informação é desconsiderada pelo eleitorado no momento acalorado da campanha, ali, momentos antes da eleição. E, importante ressaltar que tanto a pesquisa divulgada pela Tribuna como a pesquisa divulgada na sexta-feira, dia 5 de outubro, pela então candidata Leila Klenk, através de panfletos distribuídos na cidade, informavam a existência da margem de erro. Na divulgada pelo jornal, apontou-se a margem de erro de 3,9 pontos percentuais. Já na contratada por Leila, foi divulgada margem de erro de 5,39%. Lembrando que o quesito margem de erro sempre é determinado por quem contrata e isso acaba refletindo em um outro aspecto também ignorado pelo eleitor, que é o intervalo de confiança.

Terceiro: tanto uma pesquisa como outra apontavam diferença de aproximadamente 1% entre os candidatos Paulo e Leila. A pesquisa contratada por Flávio Wolf afirmava que Paulo estava à frente, já a de Leila afirmava que ela teria cerca de um por cento de vantagem na votação.

Então, cumpre questionar: qual delas estava realmente certa, se comparada ao resultado da eleição?

A Tribuna divulgou o resultado de pesquisa que apresentava o percentual acima citado de diferença entre os candidatos. Mas, também trouxe o resultado da pesquisa feita quando foram questionados os eleitores sobre em quem acreditavam que iria ser eleito. Nesta, sim, a diferença foi maior, como apontado. Demonstrando que a maioria acreditava que o então prefeito seria reeleito. Ao ler fica explícito que este não era o resultado da pesquisa de intenção de voto do eleitor, mas de quem você acredita que sairia como vencedor na disputa.

Portanto, deixamos aqui, de forma clara e objetiva, o nosso esclarecimento de que a pesquisa que foi tanto discutida não foi contratada pela Tribuna, mas apenas divulgada por este meio de comunicação, que sempre esteve aberto a todos, prezando pela democracia e liberdade de expressão. Também reiteramos que o resultado da pesquisa, seja da intenção de voto ou quanto à resposta à pergunta de qual candidato o eleitorado acreditava que seria o vencedor, foi divulgado de forma correta neste semanário.

Ainda, se tivéssemos acesso ao resultado de outros grupos, estes também seriam divulgados. Afinal, como sempre, por meio de fatos sérios e através de nossas atitudes, reiteramos que o compromisso da Tribuna é O DE LEVAR A INFORMAÇÃO AO LEITOR!

E nos sentimos gratos em contribuir com 37 anos ininterruptos de história junto ao povo lapeano e da região. Sendo, isto, suficiente para demonstra que, sim, há credibilidade nas informações divulgadas nestas páginas, como sempre houve. Porque sempre valorizamos a seriedade nos atos e o compromisso com a sociedade. E, sim, a Tribuna sempre agirá com dignidade, seriedade e fundamentos em todas as informações.

Parabéns, Leila Klenk, pela vitória. Parabéns também a todos os eleitos e àqueles que participaram do processo eleitoral, buscando apresentar suas propostas e buscando contribuir para o desenvolvimento da Lapa.

 

Please follow and like us: