Colégio Polivalente completa 34 anos

No dia 29 de outubro o Colégio Estadual Dr. Antonio Manoel da Cunha, o Polivalente, completa 34 anos de existência.

Para entender melhor a história do tradicional colégio, por onde já passaram algumas gerações de lapeanos, é preciso voltar à década de 1970, mais precisamente no ano de 1974, quando o Advogado Carlos Pedro Kaled era o diretor do Colégio General Carneiro.

Durante a sua gestão como diretor, o Dr. Pedro ficou sabendo que o Ministério da Educação do Brasil na época estava planejando a implantação de cinco unidades de Colégios Polos no Paraná, sendo que essas novas unidades iriam contar com diversos cursos profissionalizantes para os alunos, além do ensino do antigo 1° grau. “Fiquei interessado em fazer com que um desses colégios fosse instalado na Lapa, ainda mais porque o ministro da educação na época era o lapeano Ney Braga. Amadureci a ideia, levei ao conhecimento de nossos colegas professores, funcionários e membros da Associação de Pais e Mestres, que demonstraram total interesse e até grande entusiasmo no sentido de que essa escola fosse construída na nossa cidade”, conta Kaled.

A partir daí, Carlos Kaled, junto a professores e outras lideranças da cidade na época começaram a elaborar um memorando que iria ser entregue ao então Ministro da Educação solicitando um Colégio Polo para a cidade da Lapa.

Então no dia 4 de novembro de 1974, Ney Braga voltou à sua cidade natal para inaugurar o colégio que levava o nome do seu pai, Antonio Lacerda Braga, na comunidade de Mariental. Na ocasião, Carlos Kaled esteve presente e entregou pessoalmente a Braga o memorando solicitando a implantação de um dos cinco Colégios Polo, na Lapa. Carlos Kaled conta que ao ler o memorando as primeiras palavras do Ministro da Educação foram: “Isso está feito”. Assim começa a história do Colégio Polivalente, que foi inaugurado oficialmente no dia 29 de outubro de 1978, quando o lapeano Ney Braga já era pela segunda vez o Governador do Paraná.

ATUALIDADE

Hoje o Colégio Estadual Manoel Antonio da Cunha conta com 816 alunos, divididos nos turnos matutino e vespertino. A escola tem no seu quadro de funcionários 59 professores. Apesar dos cursos profissionalizantes não fazerem mais parte da grade curricular da escola, hoje o Polivalente ainda honra seu apelido de trazer algo mais para os alunos além da educação básica. Todos os sábados, das 14h às 17h, o colégio é a sede do Grupo de Escoteiros da Lapa João Henrique Scheffer, proporcionando aos alunos a possibilidade de se tornarem um escoteiro. “O grupo está crescendo e recentemente participamos de um acampamento mundial dos escoteiros e foi muito interessante. Espero que com a ajuda do colégio e da sociedade o grupo cresça cada vez mais”, conta a atual diretora do Polivalente, Luiza Izabel Scheffer. 

OBRAS

Recentemente o Colégio Polivalente conseguiu atender uma antiga solicitação dos pais, alunos e professores. Um muro lateral foi construído ao longo da extensão da escola, o que proporciona maior segurança aos alunos.

Agora, segunda a diretora Luiza, a principal obra a ser realizada no colégio é a reforma da quadra poliesportiva. “O nosso principal objetivo agora é reformar a quadra poliesportiva do colégio, queremos fechá-la e arrumar os problemas de goteiras para proporcionar um espaço melhor de lazer para os alunos e professores. Com a ajuda do Governo espero conseguir essa reforma nos próximos anos”, finaliza a diretora.

Please follow and like us: