Prefeitura divulga nota sobre situação do Cine Teatro Imperial

A população começou a se mobilizar pedindo a reabertura do Cinema, que está interditado desde maio de 2012 por medida de segurança.

 

O Cine Teatro Imperial, uma das mais importantes casas culturais da Lapa, foi reaberto pela última vez no ano de 2006. O Governo Estadual, que é o proprietário do prédio, na época da reabertura se referia ao novo Cine Teatro como um espaço cultural para a cidade que poderia abrigar peças teatrais, shows e a exibição de filmes.   

Desde a reabertura do Cine Teatro muitos eventos importantes foram realizados no local como, por exemplo, algumas edições do Festival de Cinema da Lapa e a exposição de vários filmes para a população, com o projeto “Cinema para todos”, que oferecia a exibição de filmes recém-lançados a preço popular.  

Porém, no último ano os problemas de conservação do prédio começaram a aparecer e, por problemas como infiltrações, o Cine Teatro Imperial teve que ser fechado novamente, por questão de segurança.

Nos últimos dias pessoas ligadas à Associação Movimento Artístico da Lapa (AMALAPA), iniciaram, pelas redes sócias, um projeto para recolher assinaturas para um abaixo assinado que será enviado para a Prefeita eleita Leila Klenk, com o objetivo de conseguir verba para a reforma do “Cine Teatro Imperial”.

No dia 28 de novembro o Departamento de Comunicação da atual gestão da Prefeitura Municipal da Lapa enviou para a Tribuna Regional uma nota esclarecendo a atual situação do Cine Teatro Imperial. Confira:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Cine Teatro ainda não é oficialmente patrimônio da Prefeitura Municipal da Lapa, apesar de haver sido votada a passagem do bem para o município, e de ter sido aprovado na Câmara Municipal. Assim, ainda não existe escritura pública do imóvel colocando a Prefeitura da Lapa como proprietária do bem, impossibilitando, desta maneira, qualquer tipo de investimento, tendo em vista prerrogativas legais.

Ressalva-se que o Governo do Estado quis passar o prédio sucateado à Prefeitura, sem efetivamente realizar as reformas necessárias. A proposta do Prefeito Furiati era de que o Governo do Estado entregasse o bem em perfeito estado de conservação.

Outra proposta do Prefeito Furiati seria de terceirizar o imóvel para a iniciativa privada, oferecendo acesso sem custo para eventos da municipalidade, podendo haver exploração comercial por empresa de projeção de filmes para instalação de cinema comercial com filmes em 3D e 35 mm. Para isso seria necessária uma licitação abrindo a concessão.

Esta informação está sendo repassada para a equipe de transição e ficará a encargo da Prefeita eleita a melhor decisão sobre o tema.

                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Please follow and like us: